Jovem Agricultor Aprendiz usa
criatividade em assuntos do campo

Em seu terceiro ano em campo, o Programa Jovem Agricultor Aprendiz, do SENAR-PR, atendeu perto de 4 mil jovens em 197 turmas. Criado diante da necessidade de se levar aos jovens do meio rural treinamentos de aprendizagem profissional, seu público encontra-se na faixa dos 14 aos 18 anos e manter os adolescentes motivados com as aulas é um desafio que instrutores vêm encarando muito bem. Temas relevantes do setor agropecuário vêm sendo inseridos com sucesso nas aulas, que contam com a participação constante dos jovens.

As turmas de Guaravera, Lerrovile e Tamarana fizeram uma visita à  Feira de  Ciências  de  Tecno- 


Turmas de Guaravera, Lerrovile e Tamarana

logia do IAPAR, em Londrina. Esta foi a maneira encontrada pela Instrutora Mary Silvia Ferro, que presta serviços ao SENAR-PR, para demonstrar aos participantes a importância da pesquisa tecnológica para o setor agropecuário e como isso está relacionado com a melhoria da qualidade de vida do agricultor e respeito ao meio ambiente.


Turmas de Contenda e Adrianópolis

Já Angélica Rosenthal, prestadora de serviços de instrutoria ao SENAR-PR, fez as turmas de Contenda e Adrianópolis usarem a criatividade para falar de tríplice lavagem e destinação de embalagens de agrotóxicos. Parte dos jovens simulou trabalhar em uma loja de insumos e fez a venda de acordo com a lei – exigências de nota fiscal e recomendações agronômicas). Outra parte comprou os produtos, EPI e agroquímicos, simulou preparo da calda, fez a tríplice lavagem e guardou as embalagens furadas no armazém para posteriormente entregar à unidade de recebimento.

Um terceiro grupo fez o teste  da  quantidade de

produto necessária por hectare e calculou quantas vezes o costal de 20 litros precisava ser abastecido. O último grupo era formado pelos "aprendizes de fiscal" e supervisionaram toda a ação. Em caso de erro os grupos recebiam advertência e, em caso de reincidência, eram submetidos a multa. "É fantástico ver que os jovens se colocam na situação, encaram o papel muito a sério, participam e o nosso objetivo é alcançado", diz Angélica.

Essas mesmas turmas participaram de uma gincana onde responderam a um total de 52 perguntas, divididas entre os grupos, sobre os conteúdos vistos durante os encontros. A turma de Contenda também teve a oportunidade de visitar um CTG, onde receberam informações sobre manejo de eqüinos e bovinos, além de assistiram à aplicação de vermífugos nos cavalos e casqueamento, entre outros.

A intenção é sempre prender a atenção dos participantes e tornar os encontros e conteúdos repassados mais estimulantes. Tânia Ângela Almei- da, instrutora que  presta serviços  ao  SENAR-PR, 


Turma de Tapejara e Tuneiras do Oeste
levou a turma de Tapejara para uma visita à cooperativa Cocamar, onde eles tiveram a oportunidade de visualizar melhor diferentes elos da cadeia produtiva e conhecer procedimentos adotados. "É importante que os jovens, após conhecerem as culturas, visualizem os processos de pesagem, limpeza, armazenamento e venda", comenta Tânia. Nessa mesma linha, as turmas de Ibaiti e Japira, sob o comendo de André Albanese, foram conhecer como funciona uma vinícola da região que, a partir de uvas orgânicas, produz vinho, vinagre, suco e concentrados.

Turmas de Campina da Lagoa

A instrutora Vanessa Lermen, que presta serviços ao SENAR-PR, percebeu que as turmas de Campina da Lagoa tinham um pouco de dificuldade em interagir com os colegas. Para melhorar a participação e estimular a aproximação entre os componentes dos grupos, ela passou a adotar a técnica de que cada conteúdo deveria contar uma apresentação extra feita pelos jovens. "Fizeram paródias de músicas, textos, jograis, histórias em quadrões e até um teatro sobre a história da agricultura", lembra Vanessa. Além disso, as turmas criaram um jornal informativo. A edição fechada pela turma da manhã circulará entre os participan-

tes da turma da tarde e vice-versa.


Boletim Informativo nº 935, semana de 13 a 19 de novembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR