Jovem Agricultor Aprendiz
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Em seu terceiro ano em campo, o Programa Jovem Agricultor Aprendiz, do SENAR-PR, atendeu perto de 4 mil jovens em 197 turmas. Criado diante da necessidade de se levar aos jovens do meio rural treinamentos de aprendizagem profissional, seu público encontra-se na faixa dos 14 aos 18 anos e manter os adolescentes motivados com as aulas é um desafio que instrutores vêm encarando muito bem. Temas relevantes do setor agropecuário vêm sendo inseridos com sucesso nas aulas, que contam com a participação constante dos jovens. As turmas de Guaravera, Lerrovile e Tamarana fizeram uma visita à Feira de Ciências de Tecno- |
Turmas de Guaravera, Lerrovile e Tamarana |
logia do IAPAR, em Londrina. Esta foi a maneira encontrada pela Instrutora Mary Silvia Ferro, que presta serviços ao SENAR-PR, para demonstrar aos participantes a importância da pesquisa tecnológica para o setor agropecuário e como isso está relacionado com a melhoria da qualidade de vida do agricultor e respeito ao meio ambiente. |
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Já Angélica Rosenthal, prestadora de serviços de instrutoria ao SENAR-PR, fez as turmas de Contenda e Adrianópolis usarem a criatividade para falar de tríplice lavagem e destinação de embalagens de agrotóxicos. Parte dos jovens simulou trabalhar em uma loja de insumos e fez a venda de acordo com a lei – exigências de nota fiscal e recomendações agronômicas). Outra parte comprou os produtos, EPI e agroquímicos, simulou preparo da calda, fez a tríplice lavagem e guardou as embalagens furadas no armazém para posteriormente entregar à unidade de recebimento. Um terceiro grupo fez o teste da quantidade de |
produto necessária por hectare e calculou quantas vezes o costal de 20 litros precisava ser abastecido. O último grupo era formado pelos "aprendizes de fiscal" e supervisionaram toda a ação. Em caso de erro os grupos recebiam advertência e, em caso de reincidência, eram submetidos a multa. "É fantástico ver que os jovens se colocam na situação, encaram o papel muito a sério, participam e o nosso objetivo é alcançado", diz Angélica. |
Essas mesmas turmas participaram de uma gincana onde responderam a um total de 52 perguntas, divididas entre os grupos, sobre os conteúdos vistos durante os encontros. A turma de Contenda também teve a oportunidade de visitar um CTG, onde receberam informações sobre manejo de eqüinos e bovinos, além de assistiram à aplicação de vermífugos nos cavalos e casqueamento, entre outros. A intenção é sempre prender a atenção dos participantes e tornar os encontros e conteúdos repassados mais estimulantes. Tânia Ângela Almei- da, instrutora que presta serviços ao SENAR-PR, |
Turma de Tapejara e Tuneiras do Oeste |
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levou a turma de Tapejara para uma visita à cooperativa Cocamar, onde eles tiveram a oportunidade de visualizar melhor diferentes elos da cadeia produtiva e conhecer procedimentos adotados. "É importante que os jovens, após conhecerem as culturas, visualizem os processos de pesagem, limpeza, armazenamento e venda", comenta Tânia. Nessa mesma linha, as turmas de Ibaiti e Japira, sob o comendo de André Albanese, foram conhecer como funciona uma vinícola da região que, a partir de uvas orgânicas, produz vinho, vinagre, suco e concentrados. | |||
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tes da turma da tarde e vice-versa. |
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Boletim Informativo nº 935,
semana de 13 a 19 de novembro de 2006 |
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