Toledo desenvolve a arte
de falar e se expressar


Participantes do curso de oratória

Entre 2 a 6 de outubro o Sindicato Rural de Toledo, em parceria com a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), promoveu um curso de oratória ministrado aos produtores que participam do Programa Empreendedor Rural.

O curso trabalha com desenvolvimento da comunicação de forma geral, ampliando assim os benefícios do aluno, e o objetivo é melhorar a comunicação dos participantes com a família, com os companheiros de trabalho e até dentro do próprio Sindicato.

Durante as primeiras aulas, a timidez esteve

muito presente, mas à medida que os exercícios de descontração eram desenvolvidos a dificuldade foi diminuindo. Segundo avaliação dos instrutores, entre os "ruídos" de comunicação identificados está o medo de usar o microfone, o pânico da exposição para falar em público, a timidez e a ansiedade.

Alguns alunos apresentaram limitações de fala e expressão por não terem a leitura como um hábito regular. Ou aqueles que sempre lêem, o faziam para si e não em voz alta, sem desenvolver pronúncia e traquejo para o desafio de encarar o público, de acordo com os instrutores.

A dicção, a memória e a concentração dos alunos foram trabalhados também com exercícios de respiração para aumentar a potência de fala, planejamento, e ainda, autoconfiança para vencer a timidez. O presidente do Sindicato Rural, Nelson Paludo, também fez o curso e informou que a intenção em 2007 é formar e abrir novas vagas para os produtores de Toledo.

Fala orador!

"Nunca é demais aprender, principalmente oratória. Hoje contam os títulos, diplomas, mas acho que vale muito mais a apresentação, encarar o público, saber olhar nos olhos das pessoas. O curso é muito interessante, vale a pena porque proporciona várias experiências. Falar na tribuna, com microfone, é fato novo para muitas pessoas. Para mim, a maior dificuldade foi encarar a platéia, mas já superei, vi que não é tão difícil.O Sindicato está de parabéns pela iniciativa".

(Taylor Maroski)

"Eu quis fazer o curso para aprender a falar melhor perante o público, expor as idéias. Ficamos muito restritos à roça e então não desenvolvemos muito a capacidade de falar bem em público. O curso me proporcionou um grande avanço. Agora eu tenho coragem de ir à frente e falar, olhando para as pessoas. Meus erros também diminuíram. No curso foi a primeira vez que falei no microfone. Assusta, dá um frio, gela, mas já superei".

(Pedro Maraschin)

"Estou fazendo o curso Empreendedor Rural e sinto dificuldade em me expressar, sempre tremo. Já senti uma grande melhora com o curso de oratória, perdi um pouco o medo de ir à frente, falar, pegar o microfone. A maior dificuldade era a timidez e a ansiedade. Não aliviou tudo, mas posso dizer que melhorou muito. Recomendo o curso sem dúvida".

(Ênio Rotta Clemente)


Boletim Informativo nº 935, semana de 13 a 19 de novembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR