Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Programa ajuda na divisão de
tarefas e decisões conjuntas

É na roda de chimarrão que a família Maraschin, de Toledo, define os rumos da propriedade e dos negócios. O casal Pedro e Rosinei Maraschin e o filho Jean Carlos fizeram a Programa Empreendedor Rural e seguem via de regra o planejamento por meio de projetos antes de qualquer tomada de decisão na propriedade. A família administra uma área de 24 hectares onde a principal atividade é a suinocultura, complementada com o plantio de soja e milho.

Eles contam que muita coisa  mudou  a partir  do 

primeiro curso De OLHO na Qualidade Rural, feito há cinco anos. Também fizeram cursos de mecanização agrícola e aplicação de agrotóxicos, entre outros, mas são unânimes em dizer que o PER foi o curso que teve maior peso para eles. "Hoje não fazemos nada sem um projeto e não nos baseamos apenas em um, fazemos dois ou três e depois decidimos qual seguir", explica Rosinei.

A história desta família começou há 13 anos com 150 porcos. Atualmente eles têm 900 matrizes produzindo e estão construindo nova instalação para abrigar mais mil matrizes. O sucesso tem receita. Pedro Maraschin conta que no início as rodas de chimarrão eram provocadas para possibilitar o diálogo e hoje acontecem naturalmente. O produtor enxerga na esposa e filhos parceiros dentro da empresa rural. "A idéia é que no futuro, mesmo com os filhos casando, continuemos trabalhando juntos, sempre administrando a propriedade como empresa".

O filho Jean Carlos, 20 anos, é aluno do terceiro ano do curso de Veterinária. O irmão Jhonny faz administração voltada ao agronegócio e, mesmo morando fora, participa das decisões da família. Jean é o responsável pelos projetos que se tornou uma de suas principais ferramentas de trabalho. "Hoje eu demoro uma hora e meia, duas horas para fazer um projeto que antes eu levava semanas", conta Jean que, inclusive, ajuda outros produtores da região em projetos de investimento. Baseada na metodologia a família vem tomando uma série de decisões. "Para 2007 fizemos um projeto para implantar mais uma granja de matrizes", comenta Rosinei explicando que o projeto foi escolhido entre três por se mostrar mais viável. Além deste, estão em andamento o projeto da central de inseminação de suínos já implantada na propriedade beneficiando outros produtores da região e um de ovinocultura para o qual já foram adquiridas as matrizes. A família aguarda a conclusão de um frigorífico na região para dar continuidade às instalações.

Pedro Maraschin aponta a união da família e divisão de responsabilidades como fator fundamental para conseguir driblar a crise. "Usando o conhecimento que a gente tem, organização e estratégias diferentes, tivemos jogo de cintura para não quebrar". Reconhece que os cursos do SENAR-PR influenciaram bastante. "Com eles, conseguimos colocar no papel o que a gente quer e analisamos juntos. Três ou quatro pessoas pensando, trocando idéias, facilita bastante". Rosinei resume: "Hoje vemos a propriedade como empresa e trabalhamos como empresários".

Evento da Fase 3 deve reunir 
mais de 1200 empreendedores

No dia 4 de dezembro cerca de 1.200 empreendedores rurais formandos da Fase três deste ano e formados em 2005 se reúnem no Expotrade Pinhais para um evento que priorizará o intercâmbio de experiências, a discussão sobre o exercício da liderança e a importância do associativismo no campo.

A programação inicia com palestra sobre as perspectivas futuras para o agronegócio, com espaço reservado para perguntas dos presentes. No início da tarde, entre 13h30 e 15h30 haverá apresentação de projetos associativos desenvolvidos pelos empreen- dedores. Deve ser escolhido um projeto por turma. 


Mesa de debates, em evento do ano passado

A apresentação acontecerá nos moldes dos encontros da Fase um, ou seja, cada projeto terá 30 minutos para ser apresentado, contando com o apoio de recurso multimídia.

A programação segue com mesa de debates incluindo especialistas em liderança e encerra com jantar de formatura no Restaurante Madalosso. O nome dos projetos selecionados pelas turmas deve ser enviado para conhecimento do SENAR-PR até o dia 10 de novembro e a apresentação em CD deve ser enviada até o dia 20 de novembro.

História

Uma das novidades do PER para o segundo semestre de 2005 foram as palestras do Programa Casa em Ordem dirigidas aos participantes da Fase de desenvolvimento de lideranças. Àquela altura, mais de cinco mil participantes da fase um já haviam assistido às palestras tendo acesso a informações sobre legislação trabalhista, previdenciária, tributária, ambiental e agrária. Durante o semestre foram visitadas 86 turmas da fase um do PER e as 40 turmas da Fase três, onde as informações foram trabalhadas e aprofundadas de acordo com os interesses de cada região.

Radar

Uma das questões levantadas na pesquisa que monitora os resultados do PER está relacionada às modificações que o programa provocou no empreendedor em termos de participação na comunidade. As cinco respostas mais freqüentes em ordem decrescente foram:

Transmite informações
36 respostas

Não modificou
30 respostas

Relacionamento na comunidade
28 respostas

Realização de cursos
20 respostas

Ativação de outras associações
9 respostas

 


Boletim Informativo nº 932, semana de 16 a 26 de outubro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR