Soja transgênica deve ocupar
metade da área cultivada

Se a previsão for confirmada, a soja transgênica deve ocupar metade da área cultivada com o grão na safra 2006/07 que começa a ser plantada em outubro no Paraná. O índice é mais que o dobro do registrado na safra anterior. A informação é da equipe de reportagem do Projeto Rumos da Safra, que está percorrendo as regiões produtoras do estado para fazer um levantamento da intenção de plantio e estimativa de produção para a safra das principais culturas de verão.

Calcula-se que a disponibilidade de sementes ultrapasse  4  milhões de  sacas. A  estimativa é  da

Embrapa Soja, que está preparada para atender uma demanda de até 1 milhão de sacas de semente geneticamente modificada, suficientes para cobrir cerca de 850 mil hectares. O pesquisador da instituição, Amélio Dall’Agnol, acredita que a relação entre a semente transgênica e a convencional no Paraná vai seguir a mesma proporção de plantio verificada no país – chegando a 50% da área. Ele explica que, dos 22 milhões de hectares cultivados na última safra, 9 milhões foram com soja RR. Para este ano, o incremento dessa área será de aproximadamente 2 milhões de hectares, afirma o pesquisador.

Outra grande empresa de pesquisa e melhoramento que produz variedades de soja transgênica é a Coodetec Cooperativa de Pesquisa Agrícola, com sede em Cascavel. Com 25% a 30% do mercado de soja no Brasil, a Coodetec detém a maior quantidade de semente RR disponível para a próxima safra. As cultivares de soja da Embrapa representam de 45% e 50% de toda a área da oleaginosa plantada no Brasil e no Paraná.


Boletim Informativo nº 929, semana de 25 de setembro a 01 de outubro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR