FAEP é parceira no projeto
"Rumos da Safra 2006/07"

Uma equipe do Caderno Caminhos do Campo, do jornal Gazeta do Povo, está viajando pelo interior do Paraná por um mês para ouvir produtores, dirigentes e autoridades ligadas ao agronegócio. A expedição "Rumos da Safra" tem a parceria da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), e contará com o acompanhamento de um técnico da Federação e outro da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). A proposta é fazer, com apoio técnico de profissionais do setor, um levantamento da intenção de plantio e estimativa de produção para a safra das principais culturas de verão.

A rota inclui escalas nas principais regiões produtoras de grãos do estado. As primeiras a serem visitadas foram Norte e Norte Pioneiro. Na terça-feira, 12 de setembro, a equipe se reuniu com produtores e representantes de cooperativas em Londrina. A programação seguiu com visita a propriedades onde os produtores responderão a um questionário formulado com o intuito de desenhar o cenário da agricultura paranaense para a próxima safra. Na quinta-feira 14, houve reunião no Sindicato Rural de Cornélio Procópio.

O objetivo é antecipar tendências de mercado, intenção de plantio e produção e comportamento do clima, além de relacionar o preço das principais commodities do agronegócio paranaense, com destaque para a soja e o milho. Outros aspectos abordados serão a introdução da soja transgênica no Paraná, que de acordo com a estimativa deve ocupar cerca de 30% da área cultivada com soja no estado, infra-estrutura disponível para armazenagem e escoamento da safra, Porto de Paranaguá, condições da malha viária e influência da tarifa de pedágio no custo de produção.

Para a FAEP, a parceria é uma oportunidade de fornecer ao agricultor do Paraná subsídios fundamentais para tomada de decisões e planejamento. "É uma ação feita in loco, direto com os produtores e em tempo real, que deve trazer um bom resultado em termos de planejamento de estratégia com respeito à nova safra e também como forma de medir o tamanho da crise que o setor enfrenta", analisa o diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia. Para ele, o projeto   também   consolida   um   espaço  para  a 

agropecuária na  mídia  paranaense e  oferece argumentos para o produtor negociar melhores condições em seu negócio.

As próximas etapas da viagem estão programadas para acontecer entre os dias 18 e 22 de setembro (regiões Centro-Oeste e Noroeste), 25 a 29 de setembro (regiões Oeste e Sudoeste); 30 de setembro (região Central) e 2 e 3 de outubro (região dos Campos Gerais). O resultado do trabalho será publicado pelo jornal Gazeta do Povo em quatro terças-feiras de outubro.


Boletim Informativo nº 928, semana de 18 a 24 de setembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR