Projetos do Agrinho 2006 já
estão em fase de finalização


Este ano quase 1,7 milhão de crianças participam do Concurso Agrinho 2006

Dia dois de outubro é a data limite para a entrega dos trabalhos referentes ao Concurso Agrinho 2006. Como anualmente acontece, serão avaliados trabalhos nas categorias Desenho (classe especial e educação infantil); Redação (1ª à 4ª série e de 5ª a 8ª série); Experiência pedagógica; Município Agrinho (10 municípios de destaque) e Núcleo Regional de Educação (três núcleos de destaque). Cada escola encaminha ao SENAR-PR apenas um trabalho por categoria de concurso.

O concurso marca o encerramento das atividades do Programa Agrinho, que este ano contou com a participação de 1,7 milhão de alunos e cerca de 53 

mil professores nos 399 municípios do Paraná. O programa, que está em campo há 11 anos é uma realização do SENAR-PR em parceria com a FAEP e apoio do Governo do Estado, INSS, Sindicatos Rurais, prefeituras municipais, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Dow Agrosciences e Andef.

Os temas abordados pelo Agrinho são Meio ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e consumo. O objetivo do Programa direcionado a alunos e professores da Educação especial, Educação Infantil e Ensino fundamental é desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e a preservação do meio ambiente.

Os trabalhos enviados serão analisados entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, por uma banca composta por representantes das Secretarias de Estado (SEED, SEJU, SEMA e SEAB), INSS, especialistas que elaboraram o material do Programa, técnicos do SENAR-PR e professores da UFPR e PUC. Os critérios são: autenticidade, criatividade e realismo. Com base no volume recebido no ano passado, a expectativa é de que mais de 3 mil trabalhos sejam enviados ao SENAR-PR este ano. Josimeri Grein, técnica do SENAR-PR, responsável pelo Programa Agrinho, lembra que no último ano 17% do material enviado foi descartado por não atender a algum item do regulamento e dá a dica: "A questão é seguir  o  regulamento, principal-
mente no que diz  respeito ao  prazo  de envio  dos


Teatro e prevenção odontológica em dia de ação comunitária em Campina Grande do Sul

trabalhos e ao ofício de encaminhamento da escola, que é obrigatório nas categorias de redação e desenho".

Os premiados no concurso serão informados pelos supervisores regionais do SENAR-PR a partir do dia 7 de novembro e a entrega dos mais de 400 prêmios acontece no evento de encerramento do Agrinho, em Curitiba, marcado para 20 de novembro.

Reta final - Após trabalhar o tema proposto pelo Programa com o apoio do material didático distribuído pelo SENAR-PR aos professores e estudantes, a hora agora é de concluir os relatórios dos projetos de experiência pedagógica desenvolvidos. No município de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, professores e alunos usaram criatividade e contaram com a mobilização do município no desenvolvimento dos trabalhos.


Prevenção odontológica

Algumas escolas dedicaram tempo e estrutura a ações comunitárias como corte de cabelo gratuito, confecção de documentos, palestras sobre higiene bucal e campanhas de preservação ambiental. Um grupo de professores participou de treinamento sobre prevenção de acidentes com crianças, conteúdo que está sendo repassado a alunos em sala de aula e levado ao conhecimento dos pais. Outra conquista foi um espaço no jornal regional para divulgar o trabalho feito pelas escolas do município. "O Agrinho favorece que os envolvidos ampliem sua visão, o Programa não se limita à escola e mobiliza pais, professores, prefeitura...", analisa Eliane Maria de Oliveira Andrade, coordenadora do 

ensino fundamental no município.

Cidadania também foi o tema do município de Piên. O desfile cívico das escolas no dia 7 de setembro foi aberto pelo boneco do Agrinho e cada uma das dez escolas municipais apresentou algo sobre o tema trabalhado. No sábado 16, houve exposição dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em um espaço preparado na região central da cidade, onde cada escola ficou responsável pela apresentação de um subtema relacionado ao tema principal. Zaindaíra Salete Cavagnolli, secretária de educação de Piên, lembra que este é um trabalho que começou há muitos anos com o Agrinho, vem amadurecendo e ganhando cada vez mais espaço dentro e fora da comunidade escolar: "Enxergo nas nossas crianças uma atitude diferenciada e acho que também é influência do que aprendem com o Programa".

Em Matelândia, o tema Meio ambiente foi trabalhado por meio de projetos apresentados pelas escolas. Sandra Rinaldi, da equipe pedaógica do município explica que dentro de um amplo projeto entitulado "Soluções ambientais para o espaço escolar visando à sustentabilidade do planeta", cada escola escolheu uma área de interesse para desenvolver um trabalho relacionado ao meio ambiente. Reciclagem de lixo, resíduos orgânicos, uso racional da água, implantação de estufa, jardinagem e iluminação natural estão entre os projetos que serão apresentados em evento marcado   para  os  dias  27,  28 e  29 deste  mês, 


Agrinho abre desfile cívico em Piên
quando uma das escolas será escolhida para ter seu projeto implantado. O evento que mobilizará o município acontecerá em um supermercado desativado da cidade e reunirá cerca de 4 mil pessoas. 

Agrinho em campo

Crianças no agrinho 2005

Antes de enviar o trabalho...
Verificar se ele está de acordo com o regulamento do Concurso Agrinho, disponível no site www.senarpr.org.br
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Enviar ofício assinado pela direção da escola nas categorias desenho e redação;
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Ficar atento ao tema do município, também disponível no site do SENAR-PR;
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Obedecer à data limite para envio de trabalho - 2 de outubro de 2006


Boletim Informativo nº 928, semana de 18 a 24 de setembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

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