Apoena leva primeiros
cursos piloto a campo


Curso de artesanato em palha de milho em Missal


Curso de jardineiro em Capitão Leônidas Marques


    No dia 14 de agosto foi a campo o primeiro curso nos moldes do programa Apoena, que trata da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos eventos de formação profissional e promoção social do SENAR-PR. O curso de artesanato em palha de milho foi realizado nas dependências da APAE do município de Missal teve quatro dias de duração.

O segundo evento aconteceu em Capitão Leônidas Marques entr os dias 23 e 25 de agosto, também na APAE da cidade. Os cursos tiveram plano de aula e carga horária formatados para atender os portadores de deficiência. A técnica do SENAR-PR, Josimeri Grein, acompanhou os eventos e comentou o bom resultado obtido: "São cursos que geralmente oferecem dificuldades aos participantes, mas mesmo assim eles desenvolveram o trabalho de maneira satisfatória".

Outro aspecto destacado foi a receptividade das APAEs em relação aos cursos. "A diretora da APAE de Missal disse que a dificuldade em oferecer esse tipo de cursos para os alunos é grande e que o SENAR-PR levou essa possibilidade para dentro da instituição", conta Josimeri. Em Capitão Leônidas Marques os participantes aproveitaram o urso de jardineiro para melhorar o canteiro central da instituição: "Os alunos se sentiram valorizados pela escola conferir a eles essa tarefa", completa Grein, destacando que eles também estão animados com a oportunidade de participar mais das atividades no viveiro de mudas que a APAE mantém.


Boletim Informativo nº 927, semana de 4 a 10 de setembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR