Espaço
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Projeto
de empreendedora muda |
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A autora do projeto Rosane Scheid |
A tecnologia está mais próxima dos produtores rurais de Bom Princípio, Distrito do Município de Toledo, no Oeste do Paraná. Desde a última semana, eles estão conectados à Internet. Isso foi possível graças a um projeto desenvolvido durante o Programa Empreendedor Rural, realizado em Toledo pela parceria do Sindicato Rural de Toledo, FAEP, SENAR-PR e SEBRAE-PR, que permitiu a instalação de uma antena de Internet via rádio na comunidade. A autora é a empreendedora rural Rosane Scheid. Ela buscou parceria com a prefeitura que autorizou a instalação da antena em terreno da Escola Municipal São Dimas. Inicialmente, o projeto foi criado especialmente para contemplar o aspecto social, pois abre espaço para que outros membros da comunidade rural de Bom Princípio possam se conectar à Internet, dando oportunidade de acesso a um mundo de informações. "Eu precisava desenvolver um projeto. Tive a idéia, reuni a comunidade e apresentei a proposta da Internet via rádio que é uma necessidade para os produtores rurais", afirma Rosane que conseguiu aglutinar em torno de sua idéia um grupo de dez |
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beneficiários. A instalação da antena ocorreu no terreno da escola, já com o intuito de abrir a possibilidade de levar cursos de informática com acesso à Internet para a comunidade. As conseqüências dessa conquista serão ainda maiores ao passo em que os produtores rurais passam a ter acesso a informações imprescindíveis ao planejamento e bom desenvolvimento da atividade agrícola ou pecuária que tenha na propriedade rural. Só para citar alguns exemplos, eles poderão acessar rapidamente informações do mercado financeiro, cotações agropecuárias, notícias das áreas de política e economia, entre outras. "Como os agricultores têm que acompanhar o avanço da tecnologia e adotá-la na propriedade rural, a Internet vai facilitar muitos negócios. Haverá muita economia com o carro, combustível e o tempo do produtor", calcula Rosane Scheid.
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A idéia de desenvolver o projeto do programa surgiu depois de uma viagem a Curitiba em que Renato representava o Sindicato Rural de Bandeirantes. O empreendedor conta que foi no período de mobilização do setor em função da crise na agropecuária. Em uma conversa informal, Domingues ouviu o presidente da FAEP, Ágide Meneguette falando da necessidade de se levar mais informação ao campo. "Na hora, pensei, por |
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que não montar um programa de rádio?", conta o empreendedor que está fazendo a Fase 3 do PER. Para Renato, a situação era muito clara. A dificuldade de receber jornais impressos nas propriedades rurais e a limitação de ter a televisão como veículo de acesso a informações, mostrou que a instantaneidade do rádio seria uma boa solução. Em seu retorno a Bandeirantes, o produtor levantou informações sobre as duas emissoras da cidade, uma AM e outra FM. Pesquisou qual das duas era mais ouvida pela comunidade rural e optou pelo espaço das 7 horas nas manhãs de sábado. "No começo, paguei do próprio bolso pelo horário", comenta Renato que hoje já conta com patrocinadores para o Nossa Terra. Este não é o único indicador da popularidade do programa. O empreendedor recebe cartas, telefonemas e é parado nas ruas para ouvir sugestões de entrevista e temas a serem abordados. |
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temos de consolidar essa união", diz Renato sobre sua meta principal com o programa. |
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Boletim Informativo nº
927,
semana de 4 a 10 de setembro de 2006 |
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