Paraná recusou dinheiro para
ampliar cais do porto, diz ministro

A ampliação do cais oeste do Porto de Paranaguá consta de uma lista de reivindicações apresentadas por entidades de classes e empresariais do estado ao ministro do Planejamento Paulo Bernardo, em Curitiba, na semana passada. O assoreamento e o estreitamento do canal dificultam o acesso dos navios, aumentando o custo operacional para exportação de grãos, o que acaba sendo pago pelos produtores rurais.

Depois de receber o documento com um total de 22 reivindicações, o ministro Paulo Bernardo lembrou que os recursos para ampliação do cais do porto já foram disponibilizados, "mas a obra não andou" por desinteresse do governo do Estado.


O ministro do Planejamento Paulo Bernardo lamentou
também a posição do governo estadual que cria todo
tipo de embaraços para a exportação de transgênicos


   Em 2003 o governo estadual rejeitou uma verba federal de 190 milhões de reais para a construir os 820 metros do Cais Oeste, alegando que faria a obra sozinho e por um preço muito mais barato. A obra não saiu do papel, a verba federal foi perdida e o problema permanece.



   Ainda em relação ao Porto de Paranaguá, o ministro lamentou a posição do governo estadual que cria todo tipo de embaraços para a exportação de transgênicos. "O resultado disso é que as cargas estão indo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul". As perdas do Paraná por causa da gestão do porto podem ser irreversíveis. Alguns operadores internacionais que se preparavam para investir aqui estão hoje associados a empreendimentos em Santa Catarina, o que determinará a mudança dos fluxos de exportação de maneira permanente.

A situação chegou ao ponto de virar piada nos

meios políticos. Citado pelo colunista da Gazeta do Povo, Celso Nascimento, o ministro teria dito no encontro com empresários que "esses dias fui obrigado a ouvir uma gracinha do prefeito de Itajaí (Volnei Morastoni): Diz lá para teu governador que se ele candidatar-se em Santa Catarina vai ser o maior sucesso, por que ele está fazendo muito bem para os portos catarinenses".

No documento entregue pelo "Fórum pela Democracia" ao ministro são citadas dez prioridades, oito delas no setor de infra-estrutura, incluindo a revitalização do Porto de Paranaguá. Entre outras reivindicações, está a ampliação da pista do aeroporto Afonso Pena (que permitiria decolagem de cargueiros com seu peso máximo), a duplicação da BR 116, e a construção de um novo trecho ferroviário entre Guarapuava e Ponta Grossa.


Boletim Informativo nº 927, semana de 4 a 10 de setembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

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