Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Produtora batalha para concluir
projeto com recursos próprios


A empreendedora rural Silmara de Fátima Lederer tem uma história interessante. Há algum tempo tem a propriedade no município de Campo Largo, mas foi a partir da Fase um do programa Empreendedor Rural que ela começou a enxergar sua terra com outros olhos. Desde o início Silmara e o marido se interessaram em trabalhar com gado de corte. Silmara lembra que, na estavam construindo a casa e usaram dinheiro de reserva para comprar algumas cabeças de gado. Silmara lembra que a falta de informação a respeito das vacinas que deveriam ser aplicadas no gado fez com que eles perdessem quatro animais.

Em 2004, quando participou do PER Fase um, a empreendedora desenvolveu um projeto para criação de gado de corte em sistema de piquete rotacional. Ela acredita que tem entre 20% e 30% do projeto já implantado. Na prática, o cronograma está seguindo um ritmo mais lento porque a dificuldade de financiamento e altas taxas de juros fizeram com que o casal optasse por concluir o projeto com recursos próprios. De acordo com Silmara, a meta é construir o curral este ano. Ao todo, uma área de nove alqueires está envolvida no projeto de investimento. Atualmente, estão sendo utilizados dois piquetes para 20 bois, enquanto o previsto são seis ou sete piquetes.


  
O projeto de investimento não foi a única contribuição do PER para o trabalho de Silmara: "Aprendi a organizar as contas e olhar minha propriedade como uma empresa. Aprendi que o gado tem que pagar o que come e sustentar a propriedade, senão não vale a pena investir". Este ano, gado já rendeu R$ 5 mil para a propriedade. O Valor está sendo investido em melhorias e conclusão do projeto. Para ajudar, o marido de Silmara trabalha fora enquanto ela cuida dos negócios na propriedade conjunta. Hoje em dia está tudo organizado: contas, calendário de vacinação e planejamento para investimentos. A produtora participa inclusive de um programa de inseminação artificial para melhorar a genética do rebanho. 


Empreendedores da Fase Três
organizam reuniões informais 



Durante o encontro do módulo nove do PER Fase III, os participantes decidiram divulgar para os demais empreendedores, por meio do Espaço do Empreendedor Rural, a informação de que estão acontecendo reuniões informais periodicamente entre produtores rurais de Planaltina do Paraná, com o apoio da Emater, para discutir a atual conjuntura da pecuária de corte da região. O objetivo é aproximar os produtores que têm dificuldades em permanecer na atividade. 

O grupo de empreendedores informa também que haverá uma palestra técnica sobre a Leguminosa Forrageira Estilosante Campo Grande, que será ministrada pelo Pesquisador da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande - MS, Dr Celso Dornelas Fernandes, no dia 4 de Setembro de 2006, as 19:00 horas no CERP (Clube Esportivo e Recreativo de Planaltina do Paraná). A iniciativa para realização desta palestra foi de um dos participantes do PER fase III, Arnaldo Morial Guerreiro, também presidente da Associação de produtores de Leite de Planaltina do Paraná – Aproplan. O Sistema FAEP apoia o evento por intermédio do Sindicato Rural Patronal de Santa Isabel do Ivaí, que possui extensão de base nos Município de Planaltina do Paraná e Santa Mônica. Maiores informações, no SR, com Cleide, pelos telefones: 44-3453-1356 ou 9139-2539.
Sintonia

A foto é da Turma de Empreendedores Rurais de Apucarana. Os participantes da Fase três do programa visitaram a 6º EXPOCAM em Cambira. Os instrutores Gumercindo Fernandes e Cris Mendes aproveitaram a oportunidades para realizar o encontro referente ao nono módulo do PER durante a exposição. O tema do módulo é Associativismo Rural e o encontro aconteceu em um dos stands da feira.

Radar

Um dos aspectos pesquisados entre os participantes do PER foi quanto à dificuldade de se estabelecer um negócio próprio. Como a pergunta é aberta, permite-se que o entrevistado assinale mais de um item como resposta. Os cinco itens que receberam maior votação foram:

1º Dificuldade financeira e falta de crédito – 69 respostas
2º Mercado: preços e consumidores – 28 respostas
3º Conhecimento da tecnologia – 8 respostas
4º Dificuldades pessoais – 8 respostas
5º Disponibilidade de mão-de-obra qualificada – 7 respostas


Boletim Informativo nº 926, semana de 28 de agosto a 03 de setembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR