Sindicato Rural de Toledo 
instala Comissão de Avicultura

Desde março o Sindicato Rural Patronal trabalha na formação de uma Comissão Técnica de Avicultura. O empenho rendeu bons frutos e recentemente a incorporação do órgão ao estatuto da entidade foi anunciada. Agora, os membros da comissão realizam reuniões de estruturação da Comissão e encontros para contatos com as agroindústrias integradoras.

O grande objetivo da criação da comissão é a representatividade dos criadores de frango de Toledo e região que, em produção, têm os números mais expressivos que garantem o Paraná como o primeiro no ranking de produção em avicultura.

No ano safra 2004/2005, segundo do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura, a movimentação econômica em aves de corte rendeu o valor bruto superior a R$ 102 milhões, sem contar os ganhos sociais com a geração de emprego e renda no campo, na agroindústria, nos transportes e assistência técnica, entre outros setores ligados à cadeia produtiva.

A princípio a representatividade aconteceria com a criação de uma associação específica que seria formada com o apoio do Sindicato. A opção pela criação da Comissão Técnica surgiu após recomendação da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Os trabalhos tiveram início logo na seqüência, quando os aspectos legais para a formação foram iniciados.

Recentemente, a Comissão Técnica de Avicultura do Sindicato Rural Patronal foi lançada à classe dos produtores de frango. Na ocasião, o economista do Departamento Técnico e Econômico da Faep, Jefrey Albers, falou da importância da organização do setor. "Isto só vem a enriquecer o conteúdo das discussões e fortalecer os argumentos das lutas encampadas pelo empresário do campo", afirmou.

No mesmo evento o presidente da Associação dos Avicultores do Sudoeste do Paraná, Amarildo Brutolin, se pronunciou em forma de relato sobre o que a união representou para a classe em sua região.

Por sua vez, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Toledo, Nelson Paludo, esclareceu dúvidas, falou da necessidade da união dos avicultores e apresentou os membros da Comissão Técnica recém-formada. O avicultor Luiz Ari Bernart foi designado presidente da Comissão.

Objetivos da Comissão

  • Fortalecimento da classe;

  • Maior interação do produtor;

  • Cotação de preços, insumos para aquisição;

  • Representatividade da classe durante negociação com órgãos públicos e privados;

  • Desenvolvimento de projetos e pesquisas sobre viabilidade econômica do biogás;

  • Transformar camas em adubo orgânico;

  • Incentivar a produção de lenha, auxiliando na legalização da atividade;

  • Treinar associados e colaboradores para qualificar mão-de-obra da atividade;

  • Criar critérios rígidos de comprometimento dos associados com a comissão para dar sustentabilidade.


Boletim Informativo nº 926, semana de 28 de agosto a 03 de setembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR