Portos de Paranaguá e Antonina |
O Porto de Paranaguá enfrenta uma série de problemas já apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e instituições ligadas ao agronegócio brasileiro. Fuga de cargas para outros portos do País, ausência de dragagem há mais de um ano e suspensão da navegação por duas vezes só em 2006. Segundo reportagem publicada no jornal Folha de Londrina (23/08) estes são alguns dos problemas que Paranaguá apresentou nos últimos anos e que geraram consequências como perda de empregos e de vendas do comércio da cidade. Além disso, lembra o jornal, o porto enfrenta uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com pedido de intervenção federal por conta da omissão do Ministério dos Transportes em relação às irregularidades. Leia a seguir trechos da repórtagem: |
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"Porto de Paranaguá acumula problemas | ||
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A queda de movimentação em Paranaguá está ligada à queda de preços da soja e do milho, à proibição da exportação de produtos transgênicos no Paraná - que levou os exportadores a procurarem Santos e São Francisco - e a redução na cotação internacional dos produtos agrícolas. Gestão inadequada - O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, acredita que a fuga de cargas de Paranaguá para outros portos brasileiros está relacionada com a gestão portuária inadequada no Paraná, ao fato de a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) não ouvir o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e o setor empresarial, além da proibição aos transgênicos que obrigou a ABTP a entrar com mandado de segurança na Justiça para que alguns berços de atracação fossem liberados para os produtos geneticamente modificados. |
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Antaq aponta várias irregularidades | ||
A comissão de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) detectou várias irregularidades no Porto de Paranaguá em diversas visitas que realizou desde janeiro de 2004. Segundo informações da agência, em todas as visitas, as irregularidades foram discutidas com a Appa para que a administração buscasse as soluções. |
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Além disso, a Antaq apontou que há atraso na implantação das medidas do Código Internacional de Segurança e Proteção de Embarcações e Instalações Portuárias (ISPS Code) que ainda não foram implantadas mas já estão em fase adiantada. As medidas de segurança são exigidas pela Organização Marítima Internacional (IMO) que é um órgão das Nações Unidas. |
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Exportações de soja caem 4,2% | ||
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E no Porto de Vitória (ES) o crescimento foi de 44,1% de 2,990 milhões de toneladas para 4,310 milhões. Ao estabelecer uma comparação das exportações do complexo soja no primeiro semestre de 2006 comparado com o mesmo período de 2003, Paranaguá teve queda de 39%, Santos crescimento de 12% e São Francisco do Sul elevação de 226%. No primeiro semestre de 2006 comparado com o mesmo período de 2003, as exportações de soja em grão tiveram uma queda de 45% em Paranaguá, crescimento de 9% em Santos e de 277% em São Francisco do Sul. |
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Boletim Informativo nº 926, semana de 28
de agosto a 03 de setembro de 2006 |
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