Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Produtora inova com
funcionários qualificados


Empreendedora e funcionários no aviário

A propriedade da empreendedora rural Ruth Aparecida Pedro Shinozaki, de Bandeirantes, norte do estado, está ganhando novos contornos. A produtora que trabalha com avicultura de corte, cultivo de hortaliças em estufa, café e laranja, decidiu trocar a mão-de-obra familiar que empregava pela contratação de técnicos agrícolas indicados pelo Colégio Agrícola de Santa Mariana, todos com passagens por cursos do SENAR-PR. A justificativa para mudança tão radical é que o grupo anterior não estaria obtendo bons resultados. Mas os familiares não ficaram desempregados, só foram direcionados para outra propriedade em atividades que não exigem tanta qualificação.


   Os quatro técnicos contratados são responsáveis pelo trabalho nos três aviários que comportam cerca de 80 mil aves. Começaram a trabalhar há dois meses e moram na propriedade onde são registrados e ganham salário fixo mais prêmio por produtividade. A produtora diz que já consegue perceber diferença nos resultados: "Eles gostam do que fazem e estudam para isso". Para Ruth, a mudança foi positiva: "Outros produtores vêm procurar informações e querem seguir exemplo".


   Ruth lembra que esse processo de mudanças começou por ela: "Há três anos, quando comecei a fazer uma série de cursos pelo SENAR-PR minha visão do negócio era outra". A empreendedora destaca o PER como ferramenta principal na nova maneira de trabalho. Atualmente a propriedade se dedica à exportação de aves para Israel e Arábia, além da produção de pimentão, pepino e tomate em estufas, comercializados na região e em São Paulo.

A partir do próximo ano a produtora inicia com cultivo de laranja e já pensa também em trabalhar com apicultura. Para que o trabalho continue fluindo


Ruth Shinozaki em uma das quatro estufas que mantém

bem, Ruth quer continuar investindo na qualificação dela e dos funcionários: "Quero que eles continuem fazendo cursos e eles gostam da idéia. Quanto melhor o desempenho, mais ganham".

Definida data para encontro
de empreendedores da Fase 3



Em 2005 foi organizado o primeiro evento entre os
participantes da fase de formação de lideranças


   Está marcado para o próximo dia 4 de dezembro o segundo encontro de empreendedores rurais da Fase três. A idéia é trazer perto de mil pessoas em Curitiba, reunindo participantes das turmas do ano passado e deste ano. O local também já foi escolhido. Será no Expotrade, palco dos cinco encontros estaduais de empreendedores rurais já organizados pelo Programa.

A equipe organizadora, que envolve os quatro parceiros na realização do PER (SENAR-PR, SEBRAE-PR, FETAEP e FAEP) trabalha agora nos ajustes da programação. De acordo com Élcio Chagas da Silva, coordenador do PER pelo

SENAR-PR estuda-se a possibilidade de fazer a apresentação de projetos associativos já implantados pelos integrantes das turmas: "Inclusive, quem se interessar em apresentar seu projeto, pode entrar em contato conosco". Os contatos podem ser feitos pelo telefone (041) 2106.0435, com Élcio ou via e-mail: elcio@senarpr.org.br

História

No primeiro semestre de 2005, outras 112 turmas do PER Fase um foram mobilizadas no interior do estado. Os módulos tiveram início dia 28 de fevereiro com a teleconferência de abertura e o treinamento foi concluído por 2 mil participantes.

Radar

Entre as razões apontadas pelos empreendedores rurais para a elaboração de novos projetos de investimentos em suas propriedades, as cinco alternativas com o maior número de respostas (em ordem decrescente) são:

1. Diversificar atividades
2.
Obter negócios viáveis
3.
Mercado favorável
4.
Agregar valor
Ampliar os negócios


Boletim Informativo nº 925, semana de 21 a 27 de agosto de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR