Agroleite firma-se como principal
evento de tecnologia de raças

O Agroleite 2006 de Castro (PR) movimentou R$ 8,5 milhões em negócios, um volume 25% mais alto do que o registrado no ano passado (R$ 6,8 milhões). Valores e montante evidenciam a posição do Agroleite 2006 no cenário lácteo nacional, como evento técnico e de informação específica ao setor leiteiro do Brasil.

Ronei Volpi, presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, destaca o Agroleite – Castrolanda como o principal evento específico de tecnologia e referência. "Tornou-se um centro de excelência de raças leiteiras e criação, em uma das grandes bacia de produção de leite do País, que é 

Castro", destaca.

Este ano foram registrados 46 mil visitantes de várias partes do mundo. Nas baias e pátios de leilão estiveram 600 animais das principais raças leiteiras, holandesa, jersey e pardo-suíça. Foram inscritos 70 criadores e 97 expositores, com produtos e insumos para o setor.



   As primeiras edições da feira foram agendadas com intervalo de dois anos. A partir de agora passam a ser anuais, realizadas no começo do mês de agosto.

No que pesem as adversidades do agronegócio, que também atingem o setor leiteiro pela crise, preços defasados ou adversidades do clima, o Agroleite conseguiu demonstrar a importância sócio –econômica da atividade e o potencial que o Brasil tem, em curto prazo, de transformar-se num dos principais exportadores de lácteos do mundo. Pelo menos numa das pontas da cadeia de lácteos, o País evidencia o ganho de competitividade:

"Somos, hoje, o principal exportador de leite condensado", destaca.

Na análise, Volpi ressaltou que o Brasil precisa ainda aprimorar as condições em aspectos prioritários. Sanidade e conformidade de qualidade são os mais visados, num trabalho a ter por meta os padrões que clientes internacionais exigem. Embora os negócios da feira tenham refletido a descapitalização dos produtores, efeito evidenciado nos preços contidos, no geral o resultado foi bom, com a venda de todos os animais no leilão multiraça.

O Sistema FAEP- Senar Paraná participou com um estande de informações ao público, em parceria com órgãos e associações de produtores, além de apoio a eventos técnicos, como a palestra de Rodrigo Alvin, presidente da Comissão Nacional de Pecuária Leiteira da CNA. Um evento paralelo foi a Convenção Nacional da Associação Brasileira de Gado Jersey.


Boletim Informativo nº 925, semana de 21 a 27 de agosto de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR