Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Turmas da Fase três conhecem
projetos implantados do PER

No dia 26 de julho, empreendedores da Fase três dos grupos Agrolíder, de Toledo e Estimulando Visões Associativas (EVA) de Medianeira, participaram de evento de integração e intercâmbio promovido com o intuito não só de fortalecer o contato entre os participantes destas turmas, mas também como oportunidade de visitar propriedades de empreendedores que implantaram projetos da fase um e acompanhar a evolução dos trabalhos. De acordo com o instrutor Mario Alexius, que presta serviços ao SENAR-PR, a atividade visa à evolução dos grupos, bem como o incentivo de troca de informações entre produtores com atividades afins.


   A programação começou com a visita da turma de Toledo ao grupo EVA de Medianeira. Juntos foram conhecer as instalações de uma agroindústria de vegetais em Itaipulândia e duas empresas rurais de colegas empreendedores. A primeira, em Santa Terezinha de Itaipu é do empreendedor rural Sérgio Bortoloto que desenvolveu projeto de cultivo de hortaliças em uma área arrendada de dois hectares e meio e atualmente já é de sua propriedade. A segunda visita foi à propriedade da empreendedora Eliane Colombari, em São Miguel do Iguaçu, onde os colegas tiveram acesso a dois projetos desenvolvidos. O primeiro, de confinamento de gado e o segundo, de biodigestor.



   De acordo com Alexius, os empreendedores das duas turmas avaliaram positivamente o intercâmbio, onde viram e sentiram a necessidade do associativismo, da parceria, da diversificação da pequena propriedade para torná-la viável, da proteção ambiental e do uso de biodigestor como forma de aproveitamento dos resíduos da criação de suínos, aproveitando o gás metano para gerar energia elétrica e movimentar motores de uma fábrica de ração. Também conheceram a infra-estrutura da região, como topografia dos terrenos, produção local e estradas rurais, ampliando a visão do agronegócio no estado. Ficou agendado para o dia 23de agosto a visita de retorno, quando a turma

de Medianeira irá visitar a turma de Toledo. Na oportunidade, o grupo visitará uma agroindústria de laticínios de um colega do PER e outras duas propriedades rurais.


Empreendedores enxergam
oportunidades, não problemas

* Eli Zago

No mundo acelerado e globalizado em que nos encontramos faz-se necessário uma releitura de nossa postura diante do agronegócio. Já não há lugar para o individualismo, é preciso ampliar nossas parcerias por meio de associações, cooperativas e sindicatos buscando a união do setor, fortalecendo assim a luta pelas melhorias necessárias.

O agronegócio atual precisa ser tratado como uma empresa onde se faz projetos de curto, médio e longo prazo, onde se administra com conhecimento de causa. Para isso se faz necessário estar bem informado, atento ao mercado e a política, não só do nosso país, mas também do mundo, já que a agricultura tem estado, ao longo de décadas, mais


Turma PER III Palotina

sujeita à competição externa do que os setores urbanos.

Já provamos a nossa excelência na produção, aplicação e criação de novas tecnologias, nos falta agora, e com urgência, apreendermos a administrar nossas empresas rurais. O Programa Empreendedor Rural é uma parceria entre o SENAR, SEBRAE, FETAEP e FAEP, com o apoio do Sindicato Patronal visando a fomentar o empreendedorismo do setor agropecuário. O programa consta de três etapas: fase I, fase II e fase III. Palotina e Maripá já formaram três turmas de Empreendedores Rurais que estão contribuindo para essa nova realidade do setor agropecuário.

*Eli Zago é Empreendedora Rural da Fase três em Palotina

História

O III Encontro Estadual de Empreendedores Rurais, promovido no mês de dezembro de 2004 em Curitiba, contou com a participação de mais de 200 veteranos do programa, que foram peças-chave na integração dos outros dois mil empreendedores rurais presentes e na motivação para que seguissem participando das outras fases do programa.

Radar

A pesquisa que monitora os resultados do PER quis saber dos entrevistados inovações provocadas pelo programa, as mudanças que o Empreendedor Rural motivou e que refletem a formação empreendedora do participante. A maioria das respostas indicam mudanças de atitude:


Boletim Informativo nº 924, semana de 14 a 20 de agosto de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR