Curso De Olho na Qualidade dá
injeção de ânimo em Nova Aurora

No período de 05 de junho à 21 de julho de 2006, dezoito empresários rurais do município de Nova Aurora, Oeste do Paraná, participaram do curso De Olho na Qualidade Rural resultado da parceria entre SENAR-PR, SEBRAE-PR e Sindicato Rural local. Os produtores aceitaram o convite e implantaram com muito sucesso e determinação as normas em suas propriedades: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida.

O encerramento do curso mobilizou todos os participantes, seus familiares, equipe técnica da Copacol, que auxiliou na mobilização da turma. O vice-presidente da Cooperativa, Walter Dalmolin, agradeceu os parceiros e associados envolvidos,


O curso de Olho na Qualidade Rural mobilizou 18
empresários rurais de Nova Aurora

reforçando a necessidade de todos os associados participar do Programa "De Olho na Qualidade Rural".

De acordo com a prestadora de serviços do SENAR-PR, Sandra Ferneda, os desafios são grandes, mas quando se trabalha com produtores interessados e com ampla visão empresarial, as coisas fluem sem muitos obstáculos: "Esse grupo de empresários servirá de modelo para muitos produtores rurais pelo trabalho de ponta que desenvolvem em suas propriedades".

O retorno obtido da turma é positivo. Na opinião do produtor rural Adevilson Chaves "foi uma grande demonstração do que nós (produtores) podemos fazer em nossas propriedades". A participante Salete Terezinha Dresch de Biazi destaca a visão de organização da propriedade proporcionada pelo curso: "Aprendemos a limpar e gostar ainda mais de morar na propriedade, promovendo um melhor crescimento para a família e a empresa rural".

Além dos aspectos práticos, muitos participantes chamam a atenção para a "injeção de ânimo" que o curso dá: "Este curso foi uma oportunidade para percebermos a forma que vínhamos valorizando a nossa empresa rural. Melhorou o ânimo e também a satisfação para trabalhar e receber os visitantes", observaram Terezinha e Rosimar Alves. Para a produtora Clarícia Borba Mazorama, o curso serviu para ela se descobrir como empresária rural: "Com isso a minha auto estima aumentou, trazendo mais qualidade, proporcionando mais vontade de dar passos firmes a cada dia".


Boletim Informativo nº 922, semana de 31 de julho a 6 de agosto de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR