Ovinocultores e produtores de leite
também terão dia especial na 31ª Expogua

Também como parte do Quarto Ciclo de Palestras da 31ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), os produtores de leite e ovinos da região Centro terão dias específicos para debate e análise dos cenários de produção e mercados.

Dia 11 de agosto será de programa duplo, com o Dia dos Ovinos (no auditório da Sociedade Rural de Guarapuava) e o Dia do Leite (Parque de Exposições).

Os ovinocultores podem participar de palestras técnicas sobre o tema "Espécies Forrageiras para Ovinos", a cargo do professor Sebastião Lustoza Brasil (Unicentro). A tarde estão previstos os relatos de experiências sobre a Organização de Produtores e a Comercialização de Carne Ovina nos municípios de Cascavel, Castro, Palmas, Pato Branco, Rolândia e Francisco Beltrão. O cardápio do jantar será de Cordeiro no Rolete. Para quinta-feira foram programados leilões de ovinos para a 31ª Expoingua, a partir das 9 horas, com julgamento de classificação das raças Ile de France, Suffolk, Hampshire Down, Texel, Santa Inês e Dorper. Na tarde do dia 12, será realizado o XIII Leilão Top Paraná de Ovinos, no Recinto de Leilões Dário Silva Araújo.

Leite – Abrindo com o tema "Produção de Leite na Pequena Propriedade", o Dia do Leite terá o relato de trabalho dos produtores Léo Sérgio e Claraci Borges. Em seguida, professores da Unicentro falarão sobre a "Produção de Leite a Pasto e Planejamento Alimentar". As demais palestras serão sobre "Perspectivas do Mercado de Leite – Pagamento por "Qualidade" e "Normativa 51 – Padrões de Qualidade na Produção Leiteira, Qualidade Física e Sanitária". Os palestrantes serão Renato Belesi (Confepar) e Jorge Augusto Horst.

FAEP, Senar e Sindicato mostram
apoio ao produtor na feira

Em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar) a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Sindicato Rural de Guarapuava estarão mostrando em seu estande da 31ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), o trabalho com os produtores rurais da região.

A parceria, segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, agropecuarista Cláudio Marques de Azevedo, também busca soluções para as questões relacionadas aos interesses econômicos, sociais e ambientais do produtor. "O sistema FAEP difunde importantes informações que visam contribuir para a melhoria das condições de produtividade da agropecuária. Vamos apresentar os diversos cursos e treinamentos de capacitação e que estão à disposição dos produtores rurais", explicou.

"O Sindicato Rural tem se colocado sempre ao lado do produtor rural. Neste ano de 2006, promovemos o Grito do Ipiranga, com a marcha de mais de 6 mil produtores pelas principais vias de Guarapuava, ato público contra a política agrícola do atual governo e paralização da BR-277", completou.

Além do foco no apoio aos produtores rurais e fortalecimento dos laços com seus associados, o Sindicato Rural responde por uma série de serviços que podem ser vistos no estande da entidade durante a feira, que vai até o próximo dia 13.


Boletim Informativo nº 922, semana de 31 de julho a 6 de agosto de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR