Curso orienta os sindicatos
sobre cálculo de produtividade

Uma nova turma, de 23 funcionários de entidades do Sistema FAEP, participou do curso sobre a DP- INCRA e o Ato Declaratório Ambiental (ADA) do IBAMA. As aulas foram dadas dias 18 e 19, no Centro de Treinamento (CTA) de Ibiporã, com ênfase nos cálculos de produtividade agrícola.

A DP-INCRA é obrigatória para o produtor rural, com vista ao Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O documento é exigido nas operações de transferência da propriedade e financiamento agrícola, já que no Certificado de Cadastro do Incra consta a classificação da propriedade, se é produtiva ou não- produtiva. Na maioria das vezes,

os produtores procuram os sindicatos patronais para tirarem as dúvidas e receber ajuda no preenchimento da declaração. É com este objetivo que a FAEP programou o curso.

Os funcionários das entidades são orientados a usar um programa de computador que ajuda no preenchimento da declaração. O processo tem várias etapas. É preciso conferir informações, corrigir e evitar erros, verificar dados de produção agrícola e pecuária não informados, o grau de utilização da terra e de eficiência na exploração (cálculo da produtividade). A realização dos treinamentos é de Luiz Antonio Finco e Altevir Getulio de Goes, do Departamento Sindical da FAEP.


Boletim Informativo nº 922, semana de 31 de julho a 6 de agosto de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR