Mudança de formato dá novo perfil
aos cursos de contabilidade sindical

Uma troca recente da metodologia de um dos treinamentos mais tradicionais do Departamento Sindical da FAEP veio para ficar. A mudança foi adotada este ano, nos cursos sobre Contabilidade Sindical.

Turmas menores, de no máximo seis funcionários, indicados pelos sindicatos paranaenses, recebem três dias seguidos de orientação no próprio setor da Federação da Agricultura. Cada aluno ganha um professor temporário, que ensina e tira as dúvidas durante as 24 horas totais de aulas.

Nada de livros e apostilas, exercícios simulados e teoria. Os conteúdos giram sobre a escrita dos próprios sindicatos em que trabalham. No programa do curso, o material de consulta são os "livros" de contas- correntes e caixa (entre outros), e os lançamentos que devem fazer em seus municípios.

"O aproveitamento é melhor. Os participantes aprendem mais rápido. Procura-se tirar todas as dúvidas com base no dia- a- dia das entidades rurais", resume Wesley Borges, coordenador do Dpto. Sindical.

Os cursos orientam sobre a contabilidade básica, para agilizar o fechamento do balanço dos sindicatos rurais nos prazos preconizados pelo Estatuto. Abordam as contas das entidades, com ênfase na responsabilidade pela documentação e os lançamentos financeiros. "O objetivo é aprimorar e ampliar o conhecimento dos funcionários dos sindicatos, e a contabilização em dia com os documentos financeiros", explica Leonice M. Colontonio, responsável pelo Setor de Contabilidade Sindical.

Para ela, a mudança de estratégia adotada em 2006 auxilia o setor a ganhar tempo. É menos tempo despendido na conferência da documentação e dos lançamentos. As pendências são resolvidas mais rapidamente, resultando em informações repassadas com maior segurança para as diretorias das entidades.

"É um treinamento específico para levantar o problema individual de cada sindicato, tendo a visão de sua real situação contábil para que, junto com a equipe técnica, sejam analisadas e detectadas as áreas que devem ser melhoradas e quais as ações a serem tomadas", complementa Leonice. 


Boletim Informativo nº 921, semana de 24 a 30 de julho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR