SENAR-PR oferece cursos que
atendem agroindústria familiar

Em um estado onde a estrutura fundiária é predominantemente de pequenas e médias propriedades, nada mais natural que produtores rurais busquem agregar valor ao que é produzido em sua propriedade. Como os cursos do SENAR-PR são levados a campo a partir da demanda identificada junto ao cliente, fica fácil entender porque entre os títulos mais procurados figuram cursos voltados à agregação de valor, diversificação de atividades e aproveitamento de matéria-prima disponível.

Ao todo são mais de duzentos cursos de formação profissional oferecidos para a qualificação da família


Conservas e compotas com morango

rural. Dos 3.988 cursos realizados pelo SENAR-PR no primeiro semestre deste ano, um terço se enquadra no perfil de produtores e trabalhadores que pretendem expandir seus negócios por meio da agroindústria familiar: "O objetivo principal é fazer com que se aproveite os excedentes de matéria-prima da propriedade e, em um segundo momento, são atividades que podem servir de complementação de renda para a família", explica José Carlos Gabardo, gerente do Departamento de Aprendizagem Rural do SENAR-PR.



Artesanato em bambu


   Os cursos de transformação caseira de alimentos estão entre os mais procurados. Foram 471 eventos realizados em seis meses. Os participantes aprendem a aproveitar melhor produtos como o milho, soja e mandioca, além de poder explorar a atividade comercialmente. Em todos os cursos existe a preocupação em repassar informações sobre higiene, escolha da matéria-prima, saúde e asseio da pessoa que manipula alimentos.

Os cursos de artesanato também registram grande demanda. No primeiro semestre já foram realizados 253 eventos no estado. O SENAR-PR entrou nesta

área há dois anos e, a partir da procura, vem ampliando a oferta de títulos. Atualmente conta com artesanato em bambu, em palha de milho, cestaria e trançados em vime, taboa e fibra de bananeira, além do módulo de turismo rural que trata o artesanato como recurso turístico.


   Há também cursos de compotas e conservas caseiras, beneficiamento de pescado, derivados de leite, embutidos e defumados e produção em sistema orgânico. Esse leque é complementado com cursos na área de gestão rural que oferecem ao produtor as ferramentas necessárias para administrar sua propriedade como uma empresa rural. Os produtores e trabalhadores interessados podem procurar o Sindicato Rural de sua cidade para maiores informações sobre os cursos do SENAR-PR ou acessar o site: www.senarpr.org.br.

Os cursos de transformação caseira de alimentos estão entre os mais procurados. Foram 471 eventos



Conservas e compotas

realizados em seis meses. Os participantes aprendem a aproveitar melhor produtos como o milho, soja e mandioca, além de poder explorar a atividade comercialmente. Em todos os cursos existe a preocupação em repassar informações sobre higiene, escolha da matéria-prima, saúde e asseio da pessoa que manipula alimentos.

Os cursos de artesanato também registram grande demanda. No primeiro semestre já foram realizados 253 eventos no estado.


Boletim Informativo nº 920, semana de 17 a 23 de julho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR