Município de Nova Tebas
quer contar sua história


Vista da cidade

Nova Tebas, cidade de 12 mil habitantes situada no centro-oeste do Paraná teve seu nome inspirado na cidade grega de Tebas, local de origem de um de seus fundadores, Elias Papanastácio. A realização de cursos de Turismo rural promovidos pelo SENAR-PR em parceria como Sindicato rural local vem despertando nos participantes o interesse pelo resgate da História do município e divulgação de seus atrativos turísticos.

A zona rural, composta por belas paisagens, estaria entre as principais atrações, além de aspectos históricos interessantes, que motivaram os alunos do curso a desenvolver o projeto "Nova Tebas - Um cantinho da Grécia no Paraná", que

prevê inclusive a criação de um museu na cidade. Outra proposta é a construção de um portal em estilo grego para recepcionar os visitantes. O projeto vem mobilizando administração municipal, Sindicato Rural, Agência de Desenvolvimento Local, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação de Caprinocultores de Nova Tebas. "É sabido que, além das riquezas naturais, o que mais atrai os turistas são os lugares que guardam certos encantamentos motivados por fatos históricos culturais, enfim, tudo o que mexe com o imaginário e desperta emoções. A idéia de trabalhar a cultura grega em Nova Tebas não é nova, pois se conta que alguns professores já mencionam o tema em sala de aula", explica a prestadora de serviços Nelcy de Freitas.


   Os envolvidos entendem que diante da crise vivida, especialmente pela agricultura que influencia a economia dos centros urbanos, o turismo é uma opção inteligente. "Trabalhadas as potencialidades turísticas locais e da região, a atividade estimula os vários segmentos produtores de renda, quer seja, pela prestação de serviços em hotéis e pousadas que demanda mão-de-obra específica desde a acolhida, passando pela alimentação, hospedagem serviços de táxi, guias de turismo, consumo de produtos como artesanato, alimentos, roupas, enfim, todos os setores do comércio, da indústria e da prestação de serviços se movimentam gerando emprego e renda".



Grupo de produtores engajados em promover turismo rural


Boletim Informativo nº 919, semana de 10 a 16 de julho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR