Aftosa

Governo do Paraná anuncia que
não houve circulação de vírus


Mas o Ministério da Agricultura ainda não divulgou o laudo oficial

Falta ainda o laudo oficial do Ministério da Agricultura, mas a Secretaria de Agricultura do Paraná adiantou que será negativo o resultado dos exames de sorologia em animais-sentinelas colocados nas fazendas onde ocorreram focos de febre aftosa no Paraná. Se a informação for confirmada, o Ministério deve liberar nos próximos dias a entrada de animais em cinco das sete propriedades.

Animais sentinelas geralmente são bovinos jovens, nunca vacinados, mais susceptíveis à doença, que, após vários procedimentos sanitários, são colocados

numa área suspeita para verificar se há ainda há circulação do vírus.

As fazendas que serão liberadas, segundo a Seab, ficam nos municípios de Maringá, Bela Vista do Paraíso, São Sebastião da Amoreira e Grandes Rios. "A informação que tivemos do secretário Nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, é que os testes nos animais nessas propriedades deram negativo. Agora dependemos apenas das formalidades do Ministério da Agricultura", afirmou Felisberto Baptista, chefe do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Ainda não foram concluídos os exames nos animais sentinelas nas outras duas fazendas com foco de aftosa, ambas no município de Loanda.


Boletim Informativo nº 917, semana de 26 de junho a 02 de julho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR