SENAR discute formação
profissional por competências

Representantes da administração central do SENAR e das administrações regionais do Paraná e Minas Gerais estiveram reunidos dias 8 e 9 em Curitiba para discutir a adoção de um processo de formação profissional rural por competências. O novo olhar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos no meio rural brasileiro faz parte da política de melhoria contínua da instituição e atende também à necessidade de modernização nos processos de formação profissional rural.

O consultor do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional, órgão da Organização Internacional do Trabalho - Cinterfor –OIT, Fernando Vargas Zúñiga, apresentou os passos que o SENAR deve seguir na adoção do novo sistema de formação. "A mudança é incremental, implica em uma melhor adaptação dos programas às necessidades dos trabalhadores para melhoria da empregabilidade e para atender às demandas dos produtores rurais", explica.

A formação por competências é uma tendência mundial e uma orientação do Cinterfor-OIT. A nova proposta amplia o trabalho voltado ao desenvolvimento de habilidades: "Além de trabalhar as competências técnicas, transmite competências de gestão, preocupação com meio ambiente, segurança no trabalho, e condutas adequadas para que se chegue ao melhor desempenho", complementa Zúñiga.

De acordo com Daniel Klüppel Carrara, secretário executivo do SENAR – Administração Central, a idéia é ter projetos pilotos em campo em 2007. "A mudança é gradativa porque é uma mudança de conceito. Envolve atualização de instrutores, de material, mas não substitui o que o SENAR vem fazendo, acrescenta".

As administrações regionais chamadas para esta primeira reunião foram aquelas em que o corpo técnico já vem se preparando para a mudança, mas segundo Carrara, a implantação do novo processo 

deve envolver outras regionais além de Paraná e Minas Gerais.

A administração regional do SENAR no Paraná já começa a trabalhar na nova proposta desde já. José Carlos Gabardo, gerente do Departamento de Aprendizagem Rural diz que este ano será elaborado projeto para curso piloto que deve ir a campo no ano que vem com o intuito de testar nova forma de atuação.


Boletim Informativo nº 916, semana de 19 a 25 de junho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR