Sem-terra invadem fazenda no Paraná,
fazem reféns no Mato Grosso do Sul

Cerca de 300 famílias do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram na semana passada (12/06) a Fazenda Urupês, de 730 alqueires, em Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná. Desde o início de maio os invasores estavam acampados às margens da BR-487, nas proximidades da fazenda, e cogitavam invadir três propriedades. Acabaram escolhendo a fazenda Urupês, de Antonio Sestito, que cria mais de duas mil cabeças de gado no local.

Os sem-terra invadiram a casa do administrador da fazenda e não deixaram os bóias-frias chegar ao trabalho. A Fazenda Urupês tem laudo do Incra comprovando sua produtividade; no dia seguinte à invasão a Justiça concedeu liminar para reintegração de posse.

Reféns. Já no Mato Grosso do Sul, um grupo de mais de mil famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST) e à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) invadiram a Fazenda Teijin, em Nova Andradina, fazendo 28 funcionários reféns.

Os invasores confinaram 10 mil bovinos em um cercado de 100 hectares e prometiam deixá-los sem água e alimentação até a solução da disputa jurídica entre os proprietários e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na semana anterior, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3.ª Região determinou a suspensão do processo de demarcação e desapropriação do imóvel, pertencente ao Grupo Agropecuário Teijin.


Boletim Informativo nº 916, semana de 19 a 25 de junho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR