Movimento do dia 16

Apoio da sociedade foi essencial
para o sucesso do movimento

 
Ágide meneguette

A mobilização dos produtores rurais no dia 16 de maio em todo o Paraná mostrou a indignação do povo do campo pela falta de ações concretas por parte do Governo Federal para resolver a crise agropecuária. Foi uma demonstração da coesão da classe e da solidariedade que recebeu de todos os setores econômicos e da sociedade.

Os produtores acumulam prejuízos e dívidas que não podem pagar e essa crise detonada pela política cambial do governo afeta também todos os demais setores. O Pais inteiro sofre com a falta de renda dos produtores rurais, especialmente os municípios do interior.

A natureza da crise e a sua extensão foram bem compreendidas. Todos os setores econômicos do Estado, - a indústria, o comércio, o transporte - e as pessoas deram todo o apoio possível, todo incentivo.

Prefeituras e Câmaras Municipais fecharam suas portas em solidariedade ao movimento, ao decre- tarem ponto facultativo durante as passeatas,  bar-

reiras e tratoraços, o mesmo fazendo o comércio, as cooperativas, as agroindústrias, as cerealistas. Todos colaboraram e a todos nós produtores devemos nossos agradecimentos.

Sem esta solidariedade, o nosso movimento não teria tido a repercussão que teve. Em nome de todos os produtores rurais, o nosso muito obrigado à população e as manifestações de confiança, num momento tão sério como este, de decisão para a sobrevivência e a rentabilidade da agricultura.

Ágide Meneguette
Presidente da FAEP


Boletim Informativo nº 913, semana de 29 de maio a 04 de junho de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR