CRISE NA AGROPECUÁRIA

Manifestação dos produtores no Norte
paralisa trechos do transporte ferroviário

Impacientes com o endividamento agrícola e o agravamento da crise agropecuária, produtores rurais de Mandaguaçu, Ourizona e da região Norte bloquearam estradas, cooperativas e a linha do trem em Maringá. Também agricultores de São Jorge do Ivaí, Doutor Camargo, Itambé, Floresta, Paiçandu e municípios vizinhos. Dezenas de tratores e veículos rodoviários de carga foram estacionados sobre a linha férrea, impedindo a saída dos comboios do pátio e armazéns da América Latina Logística (ALL), em Maringá.

O movimento começou sábado com apoio das entidades sindicais rurais do Sistema FAEP. Aumentou no domingo, dia 7, já com a ferrovia interditada por completo, ganhando o apoio do Grupo Forte, de transportadores de cargas da região


O movimento começou sábado com apoio das entidades
sindicais rurais do Sistema FAEP. Aumentou no domingo,
dia 7, já com a ferrovia interditada por completo, ganhando
o apoio do Grupo Forte, de transportadores de cargas da
região que reúne 2.400 bi-trens

que reúne 2.400 bi-trens.

Na segunda-feira a tarde (8), após a divulgação do recurso de reintegração de posse da ALL, os manifestantes receberam a solidariedade de outras regiões. Na seqüência, grupos de agricultores e caminhoneiros de Marialva e região bloquearam com tratores um dos trechos da ferrovia que cruza o município, impedindo a passagem de centenas de vagões. O protesto e o embargo da rodovia são por tempo indeterminado, impedindo o transporte dos principais produtos agrícolas do Estado (soja e milho).

Os produtores paranaenses também estão preparando mais manifestações para a data nacional de protesto da agropecuária brasileira, que será dia 16 de maio. Na estimativa dos manifestantes de Maringá, mais de 300 vagões de soja, milho e farelo de soja estão retidos e aguardam a liberação da via férrea, para seguir ao terminal marítimo de exportação, no Porto de Paranaguá. Uma fila de caminhões se formou na frente das cooperativas bloqueadas.


Boletim Informativo nº 911, semana de 15 a 21 de maio de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR