Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Agroindústrias podem concorrer
ao Prêmio Sucesso Empresarial
 

A terceira edição do Prêmio Sucesso Empresarial no Paraná inclui, pela primeira vez, a categoria agroindústria. Os empreendedores rurais Ivo Arnt Filho e Simone Tomachewski Arnt foram premiados em 2005 na categoria Turismo com o Hotel Itagy, de Tibagi. Na avaliação do empreendedor a inclusão da agroindústria é uma oportunidade interessante para que outros integrantes do programa se inscrevam: “Esse prêmio é uma avaliação de como você está gerindo e administrando sua empresa”.

O Prêmio Sucesso Empresarial é uma realização do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBPQ/ Movimento Paraná Competitivo, SEBRAE-PR e Grupo Gerdau. O lançamento da terceira edição e início das inscrições aconteceu no dia 03 de maio em Curitiba. A avaliação dos concorrentes é fundamentada nos critérios de empreendedorismo e gestão pela qualidade. A metodologia utilizada na premiação é a mesma da Fundação Prêmio Nacional de Qualidade, baseada em modelos internacionais desenvolvidos na Europa, Japão e Estados Unidos.

Dirigido a micro e pequenos empresários, o prêmio valoriza iniciativas empreendedoras que demonstrem competitividade, criatividade, aplicação de tecnologias, dinamismo, liderança e responsabilidade social, entre outros. De acordo com Arnt, o incentivo para que outros empreendedores se inscrevam se baseia no fato de que seu empreendimento premiado em 2005 segue critérios de gestão aprendidos com o Programa Empreendedor Rural desde como fazer os planejamentos estratégico, financeiro e organizacional dentro da empresa.

Ao fazer a inscrição, o candidato recebe um questionário que deve ser respondido e devolvido à oprganização do prêmio até 15 de julho. “Só o fato de responder esse questionário já serve como uma avaliação da gestão da empresa”, comenta Ivo. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.

Inscrições e premiação

As inscrições para o Prêmio Sucesso Empresarial estarão abertas entre 03 de maio e 30 de junho de 2006. Mais informações podem ser obtidas no site:

www.premiosucesso.com.br.
 

Quem pode participar
 

O concurso é aberto a todas as organizações que apresentem os seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos um ano fiscal completo

  • Não ter sido vencedora do Prêmio Sucesso Empresarial em 2004 e 2005

  • Faturamento anual de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais)

  • Domicílio fiscal no Estado do Paraná

  • Comprovada regularidade fiscal e estatutária

  • Enquadramento em suas respectivas categorias, de acordo com o número de empregados. (No setor da agroindústria as microempresas podem ter até 19 empregados e as pequenas podem ter de 20 a 99 colaboradores).


Empreendedores marcam nova
confraternização para outubro

Basta navegar pelo Portal do Empreendedor Rural para saber que a confraternização organizada em Cambará, norte do estado, no dia 30 de abril, foi um sucesso. A intenção era reunir 400 empreendedores. Os comentários elogiam desde a organização do evento, ao local escolhido, como também a intenção de provocar a continuidade dos conceitos de união e associativismo propostos pelo programa em suas três

 


Empreendedores querem manter setor unido no Paraná

fases. O bom resultado motivou o grupo e pensar em uma nova reunião, em Sapopema, no mês de outubro.

Para a empreendedora Luciana Harada, de Cruzeiro do Sul, a organização e união do setor agropecuário é fundamental para que o setor obtenha bons resultados em suas reivindicações. Ana Pauloa Gomes Alexandre, de Sapopema, salienta a importância de se perder o que já foi construído: “Em nossas confraternizações do PER buscamos sempre isto, não a festa pela festa e sim o momento de reencontro, reafirmação, da família que estamos formando e da confraria (de empreendedores)”. sua destacada liderança no Paraná.


História

O Programa Empreendedor Rural iniciou no segundo semestre de 2003, com 106 turmas em 103 diferentes municípios do estado.

A teleconferência de abertura da primeira edição do programa aconteceu no dia 18 de julho de 2003 no auditório do SEBRAE-PR. Participantes de todo o estado reuniram-se nas sedes dos sindicatos rurais para participar do evento que contou com as presenças do presidente da CNA Antonio Ernesto de Salvo, presidente da FAEP, Ágide Meneguette e equipe técnica responsável pelo PER. A teleconferência deu início aos 12 módulos do programa que foram de desenvolvidos em 12 encontros semanais entre os participantes e instrutores do SENAR-PR e SEBRAE-PR.

Radar

Entre as informações levantadas na pesquisa que monitora os resultados do Programa Empreendedor Rural, uma curiosidade. Ter ou não formação técnica ou universitária não tem influência significativa na eficácia do programa. Este resultado é importante pois demonstra que a contribuição à formação empreendedora pode ocorrer independente do indivíduo ter freqüentado escola técnica ou universidade.

Sintonia
 

Já está disponível no Portal do Empreendedor Rural o material referente ao primeiro capítulo do livro “Desenvolvimento agropecuário: da dependência ao protagonismo do agricultor”, de Polan Lacki. O texto é destaque entre as reflexões propostas no site e a intenção é que os empreendedores tenham dêem sua opinião e, de acordo com o interesse, pode-se até organizar um bate-papo virtual com o autor. Acesse www.empreendedorrural.com.br e confira.

 

 

Quebra na produção agrícola do
Paraná é de 14,6%, segundo o Deral

 

Novo levantamento realizado pelo Deral aponta que a produção agrícola do Paraná apresenta terá uma quebra de 14,6%. A estimativa indica que 4,27 milhões de toneladas deixarão de ser colhidas da produção esperada. Os dados foram obtidos pela Secretaria até o dia 24 de abril e indicam que algumas culturas apresentam resultados melhores do que os divulgados em março pelo Deral.

Em março, o Deral estimava uma quebra de 19,1% na produção de milho da primeira safra. Com o avanço da colheita e a estabilidade climática, a redução atualmente estimada é de 18,2%. Já a produtividade esperada é de 5.170 quilos por hectare. Se confirmada, essa produtividade poderá ficar 2% superior à obtida no ano passado, quando o Estado colheu 5.086 quilos por hectare.

O produtor deverá colher 9,34 milhões de toneladas de soja da primeira safra. O número aponta uma redução de 20,6% na colheita. Com isso, deverá deixar de colher 2,42 milhões de toneladas nesta safra. Quanto à produtividade, o novo levantamento aponta que será de 2.409 quilos por hectare: cerca de 5% a mais que a produtividade verificada no ano passado, quando foi de 2.304 quilos por hectare.

Devido às adversidades climáticas, o potencial produtivo da batata da segunda safra foi reduzido em 3,5%. Caiu de 257.189 toneladas inicialmente previstas para 248.139 toneladas.
Em março, estimava-se cultivar no Paraná 1,03 milhão de hectare com trigo. Até o dia 24 de abril, a reavaliação do Deral indicou uma área plantada de um milhão de hectares. O potencial produtivo está projetado em 2,5 milhões de toneladas. Isto significa 10,3% a menos que a produção verificada em 2005. Já a produtividade esperada é de 2.499 quilos por hectare: 13,8% superior à obtida no ano passado.

O Paraná deverá colher 291 toneladas de feijão da segunda safra. Até agora, a produtividade obtida é de 1.707 quilos por hectare.

O Deral estima uma produção de 29.791 toneladas de algodão, o que representa uma redução de 18,6%.

Safra nacional deve ser de
121,1 milhões de toneladas

 

A produção brasileira de grãos na temporada 2005/06 deverá ser de 121,1 milhões de toneladas, segundo previsão do sexto levantamento de safra divulgado semana passada (03/05) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A atual colheita será 6,3% maior (7,2 milhões de toneladas) do que a de 2004/05 (113,9 milhões). O levantamento d aponta uma redução de 0,3% na estimativa anterior (abril) de 121,5 milhões de toneladas. A Conab atribui a queda às condições climáticas adversas, como o prolongamento da estiagem na maioria dos estados e o excesso de chuvas no Centro-Oeste, e à incidência de doenças.


Boletim Informativo nº 910, semana de 08 a 14 de maio de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR