Comissão Especial da
Farinha de Mandioca
 

Foi instalada na Câmara dos Deputados a Comissão Especial de Adição de Farinha de Mandioca, que tem como principal objetivo discutir o Projeto de Lei 4.679/01 que dispõe sobre a obrigatoriedade de adição de farinha de mandioca refinada, de farinha de raspa de mandioca ou de fécula de mandioca à farinha de trigo.

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Agricultura, deputado Moacir Micheletto, foi eleito para presidir a Comissão. As indústrias serão obrigadas a incluir 10% da farinha de mandioca na mistura da farinha de trigo.

O Brasil consome, aproximadamente, 10 milhões de toneladas de trigo em grão, algo em torno de 7,5 milhões de toneladas de farinha de trigo. Com volume produtivo inferior a sua demanda, o país vê na importação o caminho para complementar sua deficiência da matéria-prima. Do total de trigo consumido pelo Brasil, aproximadamente 80% é importado, ou seja, 8 milhões de toneladas.

Para Micheletto, sua indicação para presidir a Comissão significa uma oportunidade para atuar em defeasa dos pequenos produtores e difundir os benefícios do Projeto de Lei.

Em sua primeira audiência como presidente, Micheletto solicitou aos integrantes da comissão estudos aprofundados sobre a matéria e a realização de audiências públicas com instituições ligadas ao setor produtivo tanto da mandioca quanto da triticultura.


Boletim Informativo nº 910, semana de 08 a 14 de maio de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR