Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Turmas da Fase três recebem livro
referente à formação de lideranças
 

O livro relacionado ao conteúdo da Fase três do PER ficou pronta no dia 19 de abril e já está chegando aos mais de 800 empreendedores das 35 turmas no interior do estado. Nas turmas do ano passado circulou uma versão preliminar que passou por ajustes na ordem dos capítulos e pequenas revisões. “Como o livro é uma ferramenta de apoio aos módulos do curso, assim como percebemos a necessidade de mudar a ordem dos módulos, seguimos as mesmas alterações na ordem de capítulos do livro”, conta Élcio Chagas, coordenador do PER pelo SENAR-PR.

Na nova versão, o módulo de avaliações de projetos associativos encontra-se entre os primeiros capítulos, já que a equipe técnica entendeu que quanto antes os participantes tivessem contato com o conteúdo desse tipo de projeto, melhor desenvolveriam suas experiências pessoais nessa área. “Na verdade, esse módulo do curso acontece em duas etapas distintas. Na primeira, sabendo do que tratam os projetos associativos e a segunda, no final do curso, retomando os conceitos aprendidos já com base nos projetos em desenvolvimento, avaliando sua viabilidade”, explica Chagas.

Outra alteração aconteceu no módulo de liderança que também foi reprogramado para acontecer no início do curso, outra vez com o intuito de facilitar o andamento dos projetos.

Élcio chama a atenção para a principal característica do livro que é uma ferramenta para ser utilizada junto com as vídeo aulas, orientações do instrutor e discussões em grupo: “O livro lido sozinho tem partes que não serão compreendidas”. Logicamente que para aqueles que participaram do curso, o material não deixa de ter valor como livro de consulta. Traz conceitos importantes que valem a pena ser relidos, textos e artigos complementares. Tanto que, aqueles empreendedores que concluíram a Fase três no ano passado e receberam seu certificado podem solicitar uma edição do livro. Para isso, basta passar e-mail para elcio@senarpr.org.br solicitando a cópia, com endereço para envio.


Portal propõe discussão a
partir de textos de Polan Lacki

 A última edição do Espaço do Empreendedor Rural trouxe uma matéria sobre o trabalho que o engenheiro agrônomo Polan Lacki vem desenvolvendo em prol de uma agricultura mais eficiente. Na oportunidade foi citada a intenção de se organizar fóruns de discussão com base nos capítulos do livro de Lacki, “Desenvolvimento agropecuário: da dependência ao protagonismo do agricultor”, via Portal do empreendedor rural. A notícia é que a partir desta semana o primeiro capítulo do livro estará entre os textos de reflexões propostas no site para que os empreendedores tenham acesso a seu conteúdo e depois possam organizar discussões em fóruns, com a possibilidade até de se organizar um bate-papo virtual com o autor. Paralelamente, o Espaço do Empreendedor Rural publicará, como nesta edição, trechos do capítulo em discussão. Acompanhe, a seguir, trechos do primeiro capítulo – “Crescimento agropecuário com equidade e neoliberalismo econômico: dos ditos aos fatos”.

 

“Os países da América Latina necessitam que todos os seus agricultores façam uma agricultura rentável e competitiva; não só por imperativos de justiça social, mas também porque a agricultura em sua globalidade tem potencialidades para oferecer uma contribuição muito mais significativa à solução dos grandes problemas nacionais”.

“Porque as ineficiências de produção, gestão, comercialização de insumos e produtos [...], são as principais causas do subdesenvolvimento imperante no meio rural, o qual por sua vez contribui para o subdesenvolvimento nacional”.

“É necessário introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e organizacionais e, além disso, fazê-lo em todos os elos da cadeia agroalimentar; isto é, no acesso aos insumos, na produção, na administração da propriedade, na transformação dos produtos e na comercialização dos excedentes; porque estes são os pré-requisitos para que eles se transformem em eficientes (ainda que sejam pequenos) empresários”.

“O principal fator de produção será o conhecimento adequado e não tanto o recurso abundante. Terão mais possibilidades de êxito os agricultores que saibam solucionar seus problemas e não tanto os que tenham com o que fazê-lo; dispor de recursos materiais não será suficiente se os agricultores não tiveram os conhecimentos para aproveitar as potencialidades e oportunidades de desenvolvimento que existem em suas propriedades”.


História

O Programa Empreendedor Rural foi estruturado para atender a um público maior de 18 anos com segundo grau completo. Foi com base nesse perfil que o material didático foi trabalhado pelos conteudistas.

   As instituições parceiras na realização do programa se organizaram para que a mobilização das turmas seguisse esse critério. No SENAR-PR , supervisores e mobilizadores foram incumbidos da tarefa que no SEBRAE-PR coube aos gerentes regionais e responsáveis pelo agronegócio.

Radar

A pesquisa realizada junto às turmas da primeira edição do PER, metade (50%) dos participantes iniciantes estava na faixa etária de 22,5 a 42 anos, um quarto (25%) estava na faixa etária de 19 a 22,5 e o restante (25%) estava na faixa com mais de 42 até 75 anos. No monitoramento feito um ano após o término do programa, metade dos entrevistados possuem entre 25 e 42 anos, faixa etária mais favorável ao empreendedorismo conforme o Relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Boa amostra para testar a eficácia do programa.

Sintonia

Confraternização - Participantes do PER de todo o estado realizaram no dia 30 último a segunda reunião de confraternização entre empreendedores rurais. O local escolhido foi a Estância Scandolo, em Cambará, onde os convidados se divertiram e tiveram oportunidade de discutir as possibilidades de associativismo no estado.

Casa em Ordem - Seis turmas da Fase um do Per foram visitadas pela equipe do Casa em Ordem em abril nos municípios de Guarapuava, Bandeirantes, Cambará, Virmond, Honório Serpa e Coronel Vivida. Para o mês de maio está programada palestra na turma do PER de Curitiba no dia 27.


Meneguette recebe prêmio
Líder Empresarial do Ano

 

O presidente da Federação da Agricultura do Paraná - FAEP, Ágide Meneguette, recebeu na noite de terça-feira, 25, o prêmio de Líder Empresarial do Ano, trófeu entregue anualmente pelo jornal Gazeta Mercantil a empresários com destaque nacional e regional. Eles são eleitos por assinantes do jornal, empresários e executivos. Pela quarta vez, Ágide Meneguette teve reconhecida sua destacada liderança no Paraná.

 

Os líderes eleitos João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar, Ágide Meneguette, presidente da FAEP, Alfredo Lang, presidente da C.Vale, Luiz Lourenço, presidente da Cocamar e Luiz Roberto Baggio, presidente da Cooperativa Mista
 Bom Jesus

A entrega do troféu aconteceu no Credicard Hall, em São Paulo. O Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil premiou, este ano, 123 líderes setoriais nacionais, representando 41 segmentos de atuação, e 115 líderes estaduais. Meneguette participou da cerimônia acompanhado do diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia e do superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi.

Além de Meneguette, foram eleitos do Paraná o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, José Aroldo Galassini, presidente da Coamo, Luiz Lourenço, presidente da Cocamar, Alfredo Lang, presidente da C.Vale e Luiz Roberto Baggio, presidente da Cooperativa Mista Bom Jesus, da Lapa, demonstrando a importância do agronegócio no estado.

Os líderes empresariais são eleitos livremente, sem listas nem pré-candidaturas. São altamente representativos do meio empresarial, abrangendo todos os setores de atividade econômica  e


Superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi.
 
O casal Ágide e Rosângela Meneguette e

o diretor- financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia

quase todos os estados da Federação.

Quando eleitos, passam a fazer parte do Fórum de Líderes, cujo objetivo principal é discutir e analisar temas estruturais de alta relevância para o desenvolvimento do Brasil, oferecendo soluções práticas para seu equacionamento. O Fórum de líderes reúne atualmente cerca de 1.200 empresários.


Boletim Informativo nº 909, semana de 01 a 07 de maio de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR