Van der Vinne e Pagliosa entre os
melhores da pecuária nacional


Os produtores Jan Ubel van der Vinne (foto acima), pecuarista de leite de Carambeí, e Nilson Pagliosa, criador de raças de corte na região de Palmas, foram destaque este mês na festa de premiação dos melhores da Pecuária Nacional. O evento foi promovido dia 10, pela Revista A Granja e a empresa AG Leilões, em parceria com a Sociedade Rural do Paraná, em Londrina.

O médico – veterinário Van der Vinne integra a Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP. Este ano recebeu o prêmio de Melhor Criador de Bovinos da Raça Holandesa de 2005, 

indicado pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa.

Em 2005 o criador também foi agraciado com o prêmio de Criador Supremo da Raça Holandesa 2004. A família cria gado holandês há 15 anos, com uma produtividade média de 34 litros/leite/dia/vaca. A premiação vem confirmar a a projeção da propriedade e do rebanho, pela alta produção, boa conformação morfológica e alta classificação obtida.

O pecuarista ressalta que quem atende o rebanho e administra o plantel em tempo integral é a esposa, a economista Henrieta, uma vez que Jan se divide entre a propriedade e seu trabalho como gerente da Divisão Pecuária da Cooperativa Agropecuária Batavo, em Carambeí. Nos fins de semana, os três filhos adultos do casal também ajudam.

Hoje são 100 animais em produção. Mas a propriedade tem free stall para 120 animais. A escolha dos premiados pela Revista G- Leilões e Sociedade Rural se dá pela somatória de pontos obtidos na participação em exposições e eventos pecuários.

Nilson Pagliosa, integrante das Comissões Técnicas de Pecuária de Corte e de Caprinos e Ovinos da FAEP e presidente da Associação Paranaense de Gado Charolês, recebeu o Prêmio de Melhor Criador da Raça Caracu- Mocha 2005 indicado pela Associação Brasileira de Criadores Caracu (Mocha). A entrega do troféu foi realizada em Londrina, no evento da Revista A Granja e da AG Leilão com a Sociedade Rural do Paraná e Editôra Centauro.

Pagliosa destaca as performances nas feiras e exposições de que a Cabanha Pagliosa participou em todo o Paraná no ano passado. Foram várias, com animais na Feira Internacional de Londrina, nas grandes exposições de Palmas e Maringá, entre outras. Seus rebanhos reúnem cerca de 500 bovinos em propriedades no Paraná e na região de Juruena, Estado de Mato Grosso. O destaque vai para dois animais de alta linhagem caracu-mocha: a fêmea "Tulipa da Pagliosa" e o touro "Iamotécnico da Pagliosa".

O troféu The Best, do melhor entre os melhores, também distingue o trabalho de seleção genética que o criador vem desenvolvendo nestes 20 anos de atividade pecuária. Além da raça caracu, Pagliosa seleciona outras variedades, como o charolês. " É um estímulo", comenta, sobre o prêmio, uma projeção à sua cabanha, principalmente levando-se em conta que a rentabilidade do ramo está difícil.

 


Boletim Informativo nº 908, semana de 24 a 30 de abril de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR