Senador defende reivindicações
de apoio à pecuária de leite

O senador Álvaro Dias manifestou pleno apoio aos movimentos em busca da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre equipamentos e maquinário de aparelhamento das propriedades leiteiras, que não constam da redução de impostos concedida pela "MP do Bem". Reivindicações neste sentido foram encaminhadas pela Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), no mês de março, com objetivo de auxiliar os produtores a atenderem a todos os critérios de modernização e aparelhamento das propriedades de pecuária leiteira.

Álvaro relaciona equipamentos como resfriadores, ordenhadeiras, rações, sal mineral e implementos, necessários para adequar os locais de produção às exigências da Instrução Normativa nº 51, no máximo até o próximo mês de julho. Segundo ele, "a carga mais pesada nesse processo recai sobre o contingente do setor produtivo que precisa adquirir equipamentos de refrigeração e ordenha". O senador destaca que a implementação da normativa inegavelmente abrirá novos horizontes para o leite brasileiro "ensejando a sustentatibilidade da produção de leite pelos próximos anos", além de fornecer ao leite brasileiro, parâmetros internacionais, possibilitando um acréscimo ainda maior nas exportações de lácteos".

Leite é a estrela de evento no
Mercado Municipal de Curitiba

O Paraná é campeão na qualidade do leite e dono dos maiores índices de produtividade, rebanho de alta genética e possibilidade de exploração de pastagens no inverno e verão. O resultado são produtos de alta qualidade. Para mstrar ao público consumidor o que de melhor é produzido no estado, a Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba, FAEP, SENAR-PR e Sindileite se uniram em uma iniciativa que deve se repetir com outras cadeias produtivas. A cadeia do leite vai ser a estrela principal do evento que acontece entre os dias 4 e 9 de abril, em uma estrutura de 400 metros quadrados anexa ao Mercado Municipal. No local, visitantes terão acesso a estandes demonstrativos sobre o caminho que o leite percorre do campo à indústria, passando por insumos, rebanho (com exposição das raças criadas no Paraná), realização de ordenha mecânica, controle de qualidade e processo de industrialização (painéis). 



Boletim Informativo nº 905, semana de 3 a 9 de abril de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR