Focos da bovinocultura de corte
serão comercialização e qualidade

Por Maria Sílvia C. Digiovani

A Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte iniciou as atividades do ano com uma reunião no dia 10 de março na FAEP e definiu o plano de trabalho para 2006. Buscando enfrentar o cenário pós-declaração de focos de aftosa no estado e manter-se em pé frente à generalização dos prejuízos financeiros irrecuperáveis, a Comissão definiu que em 2006 o foco das reuniões será Comercialização e Qualidade, analisando e propondo alternativas para remover os entraves que dificultam a geração de renda da atividade.

Os seguintes assuntos comporão a pauta das reuniões: proposta para reestruturação do sistema de Defesa Sanitária; estudo do impacto da carga tributária na atividade e proposta de alteração; proposta para treinamento e capacitação de técnicos do sistema publico e privado; necessidade de reestruturação dos laboratórios paranaenses.

Com o apoio da FAEP, a Comissão sai a campo e promove a partir de março realizar encontros de pecuaristas para debater a atividade e conhecer as atuais exigências de mercado para seu produto, buscando a presença de empresas nacionais e internacionais, tendo como objetivo de organizar o setor e formar no Paraná uma mentalidade exportadora: padronizar os animais dos rebanho para padronizar cortes e estar preparado para atender a diferentes mercados.

O primeiro encontro ocorreu em Cascavel no dia 9 de março e, ainda sem data prevista, os próximos serão realizados em Cornélio Procópio (abril), Ponta Grossa (maio), Paranavaí (junho), Umuarama (julho), Pato Branco (agosto), Curitiba (outubro).


Boletim Informativo nº 903, semana de 20 a 26 de março de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR