Enfim, Paraná sacrifica
animais suspeitos de aftosa

Deve terminar nesta semana o abate sanitários dos 6.705 animais dos focos de febre aftosa no Paraná. O sacrifício começou dia 08, pelas fazendas Pedra Preta e Cesumar, em Maringá.

Avançaria ainda pelas fazendas Flor do Café (Bela Vista do Paraíso); Santa Izabel (Grandes Rios); Alto Alegre e São Paulo (Loanda) e pela Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, onde tinha sido confirmado o primeiro foco.

Com a medida, dentro de seis meses, se cumprir 

todos os ritos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Paraná poderá pleitear o final dos embargos e a reinserção no mercado internacional da carne. Caso insistisse em não sacrificar os animais, o estado teria que esperar, no mínimo, dezoito meses antes de ter chance de voltar a exportar carne.

O "rifle sanitário", como é chamado o abate dos animais, está sendo feito por atiradores da Polícia Militar. A ação em todas as fazendas é acompanhada por técnicos da Defesa Sanitária Animal do Paraná, técnicos do Ministério da Agricultura e produtores integrantes da Comissão de Avaliação.

Atendendo exigência dos criadores, foi coletado material para necropsia dos animais, que será feita em laboratório do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), no Rio de Janeiro.


Espaço para esclarecimento
da Sociedade Rural do Paraná

Em matéria divulgada no Boletim Informativo 901, publicado por esta instituição, houve um equívoco na matéria "O que a Secretaria da Agricultura não contou". Diferentemente do que menciona o texto, o remate que realizou a venda de animais ditos como "suspeitos de febre aftosa" foi o Leilão 10 Marcas – promovido por José Moacir Turquino & Convidados.

A Sociedade Rural do Paraná é a entidade promotora da Eurozebu – feira com seminários e palestras técnicas - e apenas locou os espaços para a realização dos leilões e também colaborou na divulgação dos eventos.

Por isso, pedimos a gentileza, de corrigir esta distorção.

Obrigado pela atenção,
Olavo Alves
Assessoria de Imprensa
Sociedade Rural do Paraná


Boletim Informativo nº 902, semana de 13 a 19 de março de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR