Programa Empreendedor Rural

Fase de formação de lideranças
terá 40 turmas no estado

 


Instrutores passam por reciclagem antes do 
início dos módulos

A fase de desenvolvimento de lideranças do Programa Empreendedor Rural deve fechar outras 40 turmas este ano, mesmo número registrado no ano passado. Nesta etapa do programa os encontros são quinzenais e abordam temas relacionados a poder e participação, políticas públicas, comércio internacional, política econômica e associativismo rural, entre outros. Os encontros terão início na primeira semana de abril com término em 10 de novembro.

 

Na última semana, instrutores do programa estiveram em Curitiba participando de um evento que teve por objetivo fazer ajustes operacionais nos módulos e aprofundar conhecimento em determinados temas. "Surgiu o interesse deles em dominar melhor certos assuntos para poder discutir com os grupos", explicou a professora Vania Di Addario Guimarães (UFPR). A partir de tal demanda, foram discutidos temas como a História da economia brasileira, liberalismo e socialismo, bolsa de valores, blocos econômicos. "Isso é reflexo do que eles são cobrados", completa.

Vânia Di Addario divide com os professores José Roberto Canziane (UFPR) e Fernando Curi Peres (USP) a responsabilidade pela elaboração do conteúdo do Programa Empreendedor Rural, com quem também revezou as palestras aos instrutores. " O grande diferencial desses eventos é justamente poder aprofundar a discussão dos temas com profissionais que têm amplo conhecimento sobre agronegócio", diz o instrutor Claudinei Alves.

O evento acontece justamente após o término da primeira edição da fase de formação de lideranças para que os envolvidos possam expor suas experiências e a partir disso fazer mudanças necessárias. "Os ajustes no cronograma vão facilitar bastante o compromisso do participante na realização do projeto. Foi reafirmado no evento a importância do projeto como forma de aprendizagem" observa o instrutor Gumercindo Fernandes da Silva Júnior, que também destacou a importância da reciclagem: "Nós somos questionados e às vezes nos surpreendemos com o conteúdo do grupo. Somos colocados em prova e nestes dois dias procuramos fazer o mesmo com os mentores do programa".

O instrutor avalia o desempenho do programa em campo pela demanda de turmas nesta terceira fase: "Na minha região a demanda é alta, há uma repercussão muito boa por parte dos participantes da turma anterior". Na opinião do coordenador do programa pelo SENAR-PR, Élcio Chagas, todo o retorno obtido junto aos instrutores é fundamental importância: "Eles estão vivendo em campo o que é planejado aqui. Essa troca de experiências é extremamente significativa para o trabalho deles (instrutores) e aproveitamento dos participantes".


Formatura dos participantes do programa em 2005


Boletim Informativo nº 900, semana de 20 a 26 de fevereiro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR