Dificuldades podem ser contornadas
com políticas efetivas, diz Ivo Arnt

O presidente da Comissão Técnica de Grãos, Financiamento da Produção e PROAGRO da FAEP, Ivo Arnt Filho, advertiu em Tibagi, dia 18, que o governo federal precisa se sensibilizar para as dificuldades do setor produtivo rural e determinar medidas de apoio à comercialização agropecuária. O dirigente participou da manifestação da agropecuária da região. O protesto contou com o apoio de lideranças da região, cooperativas, comércio, indústria e Sociedade Rural dos Campos Gerais, paralisando estradas e o centro da cidade.


   Arnt explicou que a mobilização de Tibagi "é um grito de alerta para a sociedade sobre a situação". Segundo ele, é preciso que o governo ofereça recursos a juros compatíveis à agricultura, de 8,75% ao ano, baixando os custos dos recursos do crédito rural. Hoje linhas importantes de financiamento, entre as quais as de Finame e de custeio, apresentam taxas variáveis, de 14% a 16% ao ano, que são muito altas.



   Arnt alertou ainda para as demais conseqüências da crise da produção agropecuária, como uma maior redução de empregos no meio rural, a menor produtividade das lavouras, a diminuição do uso de tecnologia e a repercussão e cortes em relação aos demais setores econômicos do Estado, entre eles o comércio e a indústria. Sem apoio e enfrentando encargos financeiros muito altos, pequenos e grandes produtores podem não conseguir contornar os problemas de endividamento.

Na estimativa das lideranças da região, cerca de 40% dos produtores rurais de Tibagi encontram-se em dificuldades para honrar o pagamento de suas

dívidas neste momento e podem se tornar inadimplentes.

Na maioria das vezes, eles já renegociaram os financiamentos nos últimos dois anos, prorrogando o pagamento das parcelas, devido aos períodos de estiagem que provocaram quebras nas safras 2004/2005 e 2005/2006. Também a crescente dificuldade de comercialização do trigo da safra de inverno 2005, que ainda não foi superada, a queda do câmbio e dos preços agrícolas.


Boletim Informativo nº 896, semana de 23 a 29 de janeiro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR