Sindicato de Cornélio Procópio
reativa laboratório SOS Soja

Pelo segundo ano seguido, o Sindicato Rural Patronal de Cornélio Procópio oferece gratuitamente consultas de diagnose de folhas de soja. O Sindirural reativou o laboratório SOS Soja, montado na sede da entidade em parceria com a Bayer, a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e a Emater Paraná. Mais de 600 consultas foram feitas no local o ano passado, o que leva a uma boa expectativa em relação ao ano- safra de 2005/2006. O período de maior procura transcorre nos meses de janeiro e fevereiro. O programa SOS Soja visa reduzir o uso de produtos químicos na lavoura, por meio de um diagnóstico rápido e preciso de doenças das

plantações, em especial quanto ao surgimento da Ferrugem Asiática, para a adoção de medidas de combate e controle o mais rápido possível pelo produtor.

O laboratório de Cornélio Procópio é dotado de lupa, microscópio e computador. Está aberto a produtores de toda a região e é atendido por um agrônomo capacitado. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para verificar, no material coletado pelos agricultores, se há sinais de doenças nas plantas, com análises rápidas das amostras.

O secretário regional da Emater, Manoel Lira, disse que a análise e a constatação da ferrugem contribui para reduzir os custos do produtor rural em tempo e assim possibilitar a redução do uso de produtos nocivos ao meio ambiente. O coordenador de Marketing regional da Bayer, o agrônomo Jorge Rodrigues, destaca que o SOS Soja oferece a informação que leva a identificação correta da Ferrugem Asiática.


Boletim Informativo nº 893, semana de 12 a 18 de dezembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR