Comissão de
Cafeicultura da FAEP |
A Comissão Técnica de Cafeicultura da FAEP esteve reunida (17/11) no Centro de Treinamento Agropecuário do Senar, em Ibiporã, próximo de Londrina, para discutir assuntos relacionados à comercialização, tida hoje como um dos principais gargalos da cadeia produtiva. Na quinta e mais concorrida reunião deste ano, estiveram presentes mais de 40 representantes de cafeicultores, além de quatro Associações de Cafeicultores e técnicos da EMATER-PR. Durante o encontro, os cafeicultores assistiram a palestra sobre um projeto de comercialização proferida por Marcelo Lüders, da Correpar. O palestrante mostrou uma alternativa de comercialização que envolve algumas parcerias para viabilizar a agregação de valores para a commodity café, como a certificação de qualidade e origem, que possibilita a rastreabilidade e o cumprimento das normas da EUREPGAP (EUREP - Euro Retailer Group Produce - GAP - Good Agricultural Pratices). Um dos objetivos do projeto não é apenas buscar o mercado quantitativo, mas sim agregar valor ao produto paranaense para que ele conquiste cada vez mais espaço no mercado qualitativo, visto hoje como nicho de mercado e que em breve será fundamental para a sobrevivência do setor. Lüders ilustrou sua palestra com um trabalho de comercialização em andamento na cadeia produtiva do feijão do Paraná. Os pontos positivos para o agricultor seriam a busca de uma maior rentabilidade, diferenciação do seu produto devido à possibilidade de ser rastreado, maior produtividade e maior segurança nas operações. As grandes redes de supermercados estão muito interessadas em produtos diferenciados, e marcas com selo de origem e qualidade são vistas como um atrativo para ganhar espaço nas gôndolas, pois atendem as novas exigências dos consumidores como garantia de maior qualidade, produtos que atendem as normas de segurança alimentar, de respeito à natureza e livre de trabalho infantil. Próximos passos da Comissão - No próximo dia 2 de dezembro, será a vez dos representantes das Associações de Cafeicultores se reunirem no CTA Ibiporã para traçar uma estratégia para divulgar os projetos de comercialização e marketing do café paranaense. Após este encontro, as associações que aderirem à idéia deverão levar os novos projetos para conhecimento dos seus associados. Simultaneamente, foi composto um grupo de trabalho na Comissão, formado por representantes dos cafeicultores, EMATER-PR, FAEP e Correpar com o intuito de desenvolver um estudo e diagnóstico do café paranaense. A próxima reunião da Comissão será no final de janeiro e na pauta estarão temas como comercialização, palestra sobre os processos de certificação de origem e o marketing do café paranaense. Sobre a EUREPGAP - O Eurepgap surgiu na Europa por iniciativa das grandes redes de supermercados, que se preocuparam com a saúde dos seus clientes. Segundo Lüders, todo o alimento in natura importado pela Espanha tem que ter essa certificação e entre 2007 e 2008 a União Européia irá adotar esse sistema. A EUREP - Euro Retailer Group Produce - GAP - Good Agricultural Pratices - iniciou seus trabalhos em 1997, através de uma iniciativa do EHI - Instituto de Comércio Europeu e da CMA - agência de promoção e desenvolvimento comercial que reúne todos os produtores agropecuários da Alemanha. O objetivo da EUREPGAP é o de elaborar normas de produção agro-alimentar aceitas pelo varejo Europeu. Todos os exportadores de frutas brasileiros estão neste programa e, hoje, 70% da produção de maçã no Brasil, por exemplo, atende às Normas EUREPGAP. *Pedro Loyola é economista do DTE/FAEP |
Boletim Informativo nº
891, semana de 28 de novembro a 4 dezembro de 2005 | VOLTAR |