Agrinho 2005 - ano 10

Crianças repassam aos municípios
lições que aprendem com o Agrinho


Crianças costumam mobilizar escola, pais e comunidade
com as atividades do programa

Ao abordar temas como Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo, o Programa Agrinho, mais do que informar, procura despertar na comunidade escolar o gosto pela pesquisa. Os resultados das experiências pedagógicas sugeridas na metodologia do programa surpreendem pelo alcance que obtêm e pelo número de adeptos que conquistam. Esses projetos que têm nos professores e alunos os principais agentes de um trabalho que vem contabilizando vitórias em muitos municípios do estado.

Alunos de terceira e quarta série de uma escola municipal rural de Campina Grande do Sul enviaram cartas ao Secretário Municipal de Meio Ambiente

relatando os problemas ambientais levantados por eles na comunidade onde moram, entre os quais: desmatamento, esgoto a céu aberto, lixo, rio poluído, super população de animais domésticos. O secretário Sadiomar Santos respondeu às cartas listando uma série de providências que a administração municipal estaria tomando para minimizar tais passivos.


   Além disso, destacou em carta ao Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura a relevância das ações desenvolvidas dentro do programa este ano em que o tema trabalhado pelo município foi meio ambiente: "Preparar e formar cidadãos conscientes sobre todas as óticas ambientais, como a exemplo dos trabalhos desenvolvidos nesses meses de Agrinho, só se faz com muita responsabilidade e muito comprometimento". Ainda sobre os trabalhos ele avalia: "Barreiras foram rompidas, novos relacionamentos foram criados, novas visões sobre a escola, o bairro e o vizinho foram descobertas".




   O município de Piên foi um dos primeiros a trabalhar coo Programa Agrinho. Na opinião da Secretária municipal de educação, Zandaira Salete Cavagnoli Schauz,a grande lição do programa é a mudança de hábitos e atitudes que provoca por intermédio de professores e estudantes. "É a longo prazo mas já podemos perceber em atitudes simples como não jogar papel no chão. Pode ser pequena quando envolve uma criança mas quando envolve uma escola, uma comunidade, acabam fazendo diferença no comportamento da sociedade."



   Outro aspecto destacado pela secretária é que o programa acaba influenciando de maneira positiva no processo de socialização das crianças. "Com certeza as futuras gerações vão ter um espaço de vivência muito mais saudável", conclui.

Ribeirão Claro trabalha há sete anos com o programa. Na avaliação da secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Giovana Aparecida Cornélio, o trabalho com o Agrinho já é parte do currículo escolar. "As crianças sabem que vão trabalhar com o Agrinho, a comunidade sabe, e para se ter uma idéia empresários da cidade querem saber

o tema do ano para saber como podem ajudar", conta Giovana. Este ano o tema do município foi Cidadania. A secretária diz que como envolvimento de todos, os trabalhos apresentaram resultados surpreendentes.


   Crianças de uma escola decidiram mobilizar a comunidade para a reforma da casa de um colega que morava com a família de 15 pessoas em uma casa de um cômodo apenas. "Arrecadaram material com empresários, mobilizaram a associação de moradores que trabalhou em sistema de mutirão como voluntários e construíram quartos e banheiros para a família".

Outro exemplo é o das crianças que ajudaram a formar uma cooperativa de catadores de papel no município que há anos trabalha com coleta seletiva de lixo. "Com o Agrinho conseguimos resgatar a comunidade, todo mundo se envolve". Confira a


lista dos trabalhos selecionados clicando aqui.

Boletim Informativo nº 890, semana de 21 a 27 de novembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

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