Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Participação em massa marca mesa de
debates no encerramento da Fase três

Nada mais adequado do que uma mesa de debates para o encerrar a etapa de formação de lideranças rurais do PER. Os empreendedores não só fizeram questão de ouvir o que os debatedores tinham a dizer, como encaminharam uma série de perguntas à mesa. "O alto nível das perguntas demonstra que eles assimilaram muito bem o conteúdo abordado nos módulos", avalia o instrutor do SENAR-PR, Luiz Carlos Grossi. Os elogios à participação dos empreendedores não param por aí. 


Helio Tolini, Denis Rosenfield e 
Paulo Vieira compuseram a mesa



Participação do público foi elogiada

 

O mediador Dênis Rosenfield se disse muito impressionado com o grande interesse dos empreendedores por este tipo de iniciativa. "As pessoas ficaram atentas o tempo todo. Mostra uma integração muito grande, que a sociedade pode tomar a iniciativa de agir por si mesma, que as pessoas estão aprendendo a pensar por si mesmas, a decidir por si mesmas", observa o mediador que contou com a participação de Hellio Tolini e Paulo Vieira na mesa de debates.

 

Os componentes se revezaram na abordagem dos temas: participação, associativismo e liderança. Um dos aspectos reforçados na discussão foi o uso da internet como veículo de comunicação e integração entre os empreendedores. " A internet reduz a quase zero os custos de comunicação. Este instrumento viabiliza a organização de vocês em uma associação, mesmo que em caráter informal, com os objetivos desenvolvidos no curso", enfatizou Hellio Tolini. Ainda sobre a utilização da rede, Paulo Vieira complementou: "A internet vai permitir um espaço público de diálogo".

Associativismo - Vieira resumiu no diálogo e no associativismo a fórmula para o empreendedor reduzir suas incertezas: "Associação não é um lugar de igualdades, mas de divergências que se transformam em prol de um propósito maior". Tolini reforça: "No futuro, as questões que serão colocadas para o agronegócio brasileiro vão requerer um trabalho conjunto de associações, de cooperativas, e o produtor individual vais sentir muita dificuldade em sobreviver neste mundo globalizado".

Atentos ao debate, os participantes aprofundaram a discussão sobre os temas de maior interesse. "Eles levam daqui a oportunidade de exercer liderança. O debate reforça muito a possibilidade de investirem nisso", diz Indakéia Marisol Lima, facilitadora do SEBRAE-PR. Para o empreendedor Celso Bergmaier, fica a mensagem de que "é preciso mobilizar a nossa classe, colocar nosso posicionamento, defender nossos ideais e o nosso meio, porque esta é nossa principal função". A empreendedora Vivieny Nogueira destacou a discussão sobre ética: "Ser ético é você ir contra o que está instituído se estiver prejudicando a população. É se revoltar de maneira positiva, agir para mudar as coisas".

 

Entrega de certificados acontece
em jantar de confraternização

 

Depois do dia intenso de atividades, formandos da Fase três comemoraram em um jantar a conclusão de mais uma etapa do programa. Todos receberam certificado de conclusão do e bottom do PER, mas a entrega simbólica foi feita aos empreendedores Luciene Moreira e Hélio Zanovelo, por Ágide Meneguette e Ademir Mueller, representando as instituições parceiras na realização do programa.

"A partir de agora, a responsabilidade dos líderes rurais, que hoje aqui estão,


Jantar que reuniu os 500 
empreendedores fechou o evento

providenciou ao todo mais de 6 mil folders com informações sobre estes projetos, número insuficiente diante do interesse do grupo em obter maior volume de informações possível. De qualquer maneira, quem ficou sem o folder pode ter acesso ao material que será disponibilizado no Portal do Empreendedor Rural.Na próxima edição do Espaço do Empreendedor, acompanhe maiores detalhes sobre os projetos desenvolvidos na Fase três. 

Participantes exibem orgulhosos os certificados...

passa a ser maior e o que se espera é uma participação ativa em suas comunidades para que haja justiça e dignidade - mais segurança, mais educação, mais saúde, melhores condições para produzir e comercializar nossos produtos", foi a mensagem de Meneguette.

O evento de encerramento foi de fundamental importância para que empreendedores tomassem conhecimento dos projetos que outras turmas vêm desenvolvendo no estado. Além dos banners com resumo de alguns dos projetos desenvolvidos, a organição


... e os bottons do programa (detalhe)


Boletim Informativo nº 889, semana de 14 a 20 de novembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR