Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Fase de desenvolvimento de lideranças
reúne 700 em Curitiba

Oferecer ao meio rural ferramentas para a preparação de lideranças é garantia de um setor agropecuário moderno, forte e competitivo; é o principal objetivo da terceira etapa do Programa Empreendedor Rural

A razão do Programa Empreendedor Rural é preparar agentes de desenvolvimento econômico, social e político no meio rural com capacidade de atuar positivamente na transformação da sociedade paranaense por meio de uma ação conjugada. Na Fase I, os empreendedores aprendem a elaborar projetos relacionados à sua atividade produtiva, avaliando investimentos econômicos que possam melhorar seus negócios e conhecer com senso crítico a realidade em que vivem e trabalham. A Fase II tem como finalidade preparar o empreendedor individual a entrar na fase seguinte, com a implantação do projeto elaborado na Fase I, por meio de reuniões com seus colegas e discussões sobre problemas de interesse comum.

A Fase III é, propriamente, a da preparação de lideranças. Nesta etapa o projeto é associativo e não mais individual e deve beneficiar uma coletividade. Com as vídeo-aulas proferidas por especialistas de reconhecimento nacional, a pretensão é preparar ainda mais o empreendedor para uma ação mais abrangente na sociedade em que vive. Uma sociedade se 


Ágide Meneguette



Ademir Muller

desenvolve em função de idéias novas postas em prática por empreendedores capazes de captar os sinais que a realidade econômica e social emitem. Saber reconhecer estes sinais e formular idéias e ações que façam com que essa realidade mude e passe a funcionar em favor dos cidadãos e da sociedade é o objetivo do Programa Empreendedor.

Mas a ação dos empreendedores não pode ser isolada, precisa da adesão dos outros membros da comunidade. Os produtores e trabalhadores rurais têm nos seus sindicatos a base para realizar suas tarefas políticas - no seu sentido mais abrangente - sociais e econômicas, por serem organizações de cunho legal. Por esta razão, por considerar que não devemos perder o vínculo, porque unidos temos condições de fertilizar melhor nossas idéias e ações, é que a FAEP, a FETAEP, juntamente com o Senar e o Sebrae, colocam ao dispor dos empreendedores uma série de instrumentos que nos aproximam e facilitam nossas tarefas empreendedoras.


   Em primeiro lugar, a nossa sugestão é que se associem ao sindicato da sua categoria e façam dele a sua casa, onde os problemas são discutidos e as ações programadas. Não deixem de manter a ligação com seus colegas, com seus instrutores e, sobretudo, com a sua organização de classe estadual. Usem os instrumentos que lhe são disponibilizados: o "site" na internet, os cursos de SENAR-PR e SEBRAE-PR. Não deixem de manter uma ação política, ação esta não limitada à política partidária, mas que possa interessar aos destinos de sua comunidade.

Além de tudo, continuem inquietos, queiram saber mais, sejam ousados, tornem realidade às intenções que possam beneficiar a sua comunidade, o seu município, o seu Estado, o seu país.

Foi para isso que SENAR-PR, SEBRAE-PR, FETAEP E FAEP uniram seus esforços para multiplicar os empreendedores rurais do Paraná e fazer deles os agentes de mudanças.

Ágide Meneguette é presidente da Faep, presidente do Conselho Administrativo do SENAR-PR
e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PR

 

Desafio dos novos líderes é
"fazer a diferença" no meio rural

 

A proposta de preparar um "time" de homens e mulheres que estejam à frente das atividades do agronegócio, tendo em vista o bem social, não se encerra com a formatura de quinhentos empreendedores rurais que concluíram a Fase três do PER. É o ponto de partida para um trabalho que cada um dos empreendedores já começou e dará prosseguimento em campo, junto à comunidade.

O trabalho de um líder envolve ações concretas e políticas e o sindicato rural, seja dos trabalhadores ou patronal, é um canal de extrema importância nesse processo. Líderes rurais carregam uma responsabilidade maior, que implica em participação ativa em suas comunidades e atenção para


Cerca de 10 mil empreendedores rurais já passaram pela
 Fase um e a meta é que pelo menos três mil cheguem
à Fase três do programa

aspectos que englobam segurança, educação, saúde e melhores condições para produzir. O PER ofereceu algumas ferramentas e relacionamos algumas sugestões de ação, mas a decisão de agir é de cada um.

Sugestões de Ações para os
Empreendedores Rurais

  • Filie-se ao seu Sindicato Rural, veja o que é necessário para ser associado. Localize o sindicato da sua cidade pelos sites www.fetaep.org.br ou www.faep.com.br;

  • Participe das reuniões e eventos promovidos pelo seu Sindicato Rural;

  • Mantenha contato com os empreendedores rurais da sua região, montando uma agenda de contatos com estas pessoas. Outro caminho para se obter esta agenda é acessar no Portal do Empreendedor Rural (www.empreendedorrural.com.br) a relação de formandos e veteranos;

  • Participe do Conselho Municipal de Desenvolvimento em seu município. Se ainda não existe esse Conselho em sua cidade, promova ações em prol de sua criação.

  • Encaminhe suas sugestões sobre os problemas do agronegócio à FAEP via e-mail: www.faep.com.br

  • Participe dos cursos de formação e atualização oferecidos pelo SENAR-PR (www.senarpr.com.br) e SEBRAE-PR (www.sebraepr.com.br)

  • Receba o Boletim Informativo da FAEP com notícias atualizadas sobre o agronegócio semanalmente. Caso não esteja recebendo, entre em contato com www.faep.com.br


Boletim Informativo nº 888, semana de 7 a 13 de novembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR