Produtores de caprinos e ovinos
criam associação na região Oeste

Começa uma nova etapa, de fortalecimento e crescimento ordenado para a caprino e ovinocultura paranaenses. Em 6 de agosto de 2005 grupos de produtores de ovinos e caprinos da região de Cascavel criaram a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná.

O novo organismo surge com o objetivo de organizar o setor e torná-lo economicamente viável, uma vez que até julho deste ano os produtores vinham produzindo isoladamente, praticamente sem comercializar um volume significativo de produto. Após este passo inicial de organização, as categorias

pretendem direcionar os esforços para trabalhar e transformar a associação em cooperativa.

Dados do IBGE apontam que o Paraná possui hoje 7.942 produtores e 65 mil caprinos. O rebanho de ovinos é bem superior. Levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento informa haver 549 mil cabeças de ovinos no Estado.

A mobilização é acompanhada pelo SEBRAE e pelo SENAR, com apoio da FAEP e do Sindicato Rural de Cascavel. Por consenso, os filiados estabeleceram como prioridade a capacitação dos criadores para que a ampliação dos rebanhos realize-se dentro de critérios e parâmetros técnicos de excelência, de acordo com as exigências do mercado consumidor, melhoria genética, sanidade, alimentação e manejo, visando uma agregação de valor para o setor.

Armando Pertuzatti, integrante da Comissão Técnica de Caprinocultura e Ovinos da FAEP, fala das expectativas para o setor. Os produtores acreditam poder contar em pouco tempo com um programa de expansão e ampliação do rebanho, quantitativa e qualitativamente, com a meta de promover a auto-suficiência das propriedades.


   Como resultado do grande interesse, a nova instituição pretende participar de feiras e exposições agropecuárias do Paraná. Mas a suspensão da 26ª Expovel- entre 11 e 20 de novembro - fez a estréia ser adiada, devido as suspeitas de febre aftosa. Somente para este evento tinham sido recebidas inscrições de mais de 300 animais (ovinos e caprinos). Tão logo a 26ª Expovel seja remarcada, diz Pertuzatti, a Associação divulgará a nova data no próprio Boletim Informativo da FAEP e Senar/PR. Será mantenda a programação original que inclui um leil?o, seguido de palestra técnica sobre manejo de pastagem, aberta a todos os interessados.



   A participação em eventos agropecuários é avaliada como oportunidade para que os criadores interessados em ampliar ou ingressar na atividade possam adquirir animais de alto padrão genético. Além disto, foi dado início a um processo de seleção, credenciamento e habilitação de uma unidade exclusiva de abate para começar a operar no mês de dezembro. Ao mesmo tempo, a diretoria quer negociar pontos de venda especializados nas carnes de ovinos e caprinos.

Como além de qualidade o consumidor exige também regularidade de oferta, será elaborado um plano estadual de produção em escala, de acordo com a demanda, a incluir um programa de treinamento promovido pelo SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Cascavel, FAEP, SEBRAE, EMATER, CAPRIPAR e demais entidades.


Boletim Informativo nº 887, semana de 31 de outubro a 6 de novembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR