Indonésia aproveita
febre aftosa para retaliar

O Brasil vai questionar na Organização Mundial do Comércio (OMC) a decisão da Indonésia de suspender as importações de uma série de produtos brasileiros após a notícia de focos de febre aftosa. Além de animais, produtos processados de animais e seus derivados (sem especificação de espécies), a Indonésia suspendeu também a compra de farelo de soja e matérias-primas, equipamentos, maquinaria e medicamentos. O embargo vale para todo o país.

"Vamos responder à Indonésia e questionar a decisão do ponto de vista do acordo de medidas sanitárias e fitossantiárias da OMC", informou o chefe do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Relações Internacionais, Odilson Ribeiro.

Com o boicote da Indonésia comunicado ao Ministério da Agricultura, subiu na semana passada para 43 o número de países que anunciaram algum tipo de embargo a produtos brasileiros desde a confirmação do primeiro foco da doença em Eldorado, Mato Grosso do Sul.

Os demais países são: África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Cingapura, Cuba, Egito, Israel, Moçambique, Namíbia, Noruega, Paraguai, Peru, Rússia, Suíça, Ucrânia, União Européia (25 países) e Uruguai.


Boletim Informativo nº 887, semana de 31 de outubro a 6 de novembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR