Sindicato da Lapa homenageia produtores

O Sindicato Rural da Lapa promoveu uma sessão especial em destaque a dois nomes da entidade, pela dedicação e os serviços prestados à agropecuária local. A reunião foi realizada dia 14 para homenagear o pioneiro, fundador e ex-presidente da entidade, Benjamim Hammerschmidt (gestões entre1967/1972), e o médico Eugênio Alves Guimarães, que atendia pelo antigo Funrural.

Foram descerradas placas em reconhecimento e gratidão ao trabalho prestado. Lideranças da agropecuária e familiares dos homenageados

participaram da sessão. Livaldo Gemin, diretor- secretário da Federação da Agricultura representou o Sistema FAEP na solenidade.

Pedro Mendes Cordeiro, atual presidente do Sindicato Rural da Lapa, abriu a solenidade e ressalvou o exemplo dos dois pioneiros do sindicalismo lapeano. Segundo levantamento feito por Alexandre Weinhardt Silveira, diretor de Patrimônio, foi alentado o trabalho de difusão e organização dos produtores da região que Hammerschmidt desenvolveu, assim como os frutos decorrentes de ações de sua iniciativa. Entre os exemplos está a criação do próprio Sindicato Rural em 1967 e a reativação da Cooperativa Bom Jesus (1965). Além da atuação na região como extensionista da antiga Acarpa (atual Emater), Hammerschmidt ganhou notoriedade nacional ao contribuir para difundir e disseminar novas tecnologias na produção agropecuária. A homenagem foi seguida de um almoço comemorativo ao evento.


Boletim Informativo nº 886, semana de 14 a 30 de outubro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR