Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

A cultura do café sempre predominou no município de Corumbataí do Sul, até que no final década de 90 a crise no mercado do café associada a problemas climáticos levou os produtores a buscar alternativas para diversificar as atividades dentro das propriedades. Foi então que a Associação dos Produtores de Corumbataí do Sul - APROCOR – passou a atuar no sentido de apoiar seus associados tanto no processo de diversificação quanto na comercialização das culturas. Buscou oferecer oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento técnico como também desenvolve um trabalho de incentivo ao associativismo e cooperativismo. Da proposta de diversificação de atividades surgiu uma tendência para o cultivo do


Maracujá e café são as principais culturas do município.
A APROCOR reúne 139 associados

maracujá. De acordo com Carlos Alves de Souza, produtor rural e secretário da APROCOR, a preferência se deu pela adaptação da cultura à região, baixo investimento inicial, disponibilidade de mão-de-obra familiar e rápido retorno de investimento. Hoje o município se destaca como o maior produtor de maracujá do Paraná. São 100 hectares plantados e uma safra anual de pouco mais de mil toneladas. O destino é o mercado regional, além de abastecer alguns boxes da CEASA de São Paulo e Curitiba.

Prova de que a APROCOR vem reforçando a importância do associativismo entre seus associados, está marcado para esta semana, dia 13, na festa de encerramento da safra do maracujá, uma palestra motivacional sobre o tema. A expectativa é reunir cerca de 250 produtores rurais. De acordo com Carlos, o fato de boa parte da diretoria da APROCOR ter participado do PER faz muita diferença. "Ajuda muito, muda a visão de mercado do produtor", e complementa: "a diretoria assumiu mais o perfil de liderança".

Gerson Rodrigues da Cruz, presidente da associação, também é veterano do programa. Além do diferencial destacado por Carlos, Gerson enxerga o PER como uma ferramenta de motivação, fazendo com que os produtores busquem novos cursos de qualificação. "O próprio Empreendedor Rural ajuda a motivar os jovens. O pessoal fica mais crítico e exige mais. É um processo de reeducação na área rural".

        

Encerramento da Fase III do
PER terá mesa de debates


O auditório Portinari, no Estação Convention, será um dos
espaços utilizados no evento de encerramento

Denis Rosenfield (Organização social, poder e perticipação pública), Hellio Tolini (Associativismo Rural) e Paulo Vieira, que foi um dos responsáveis pela elaboração do material de apoio da Fase três do PER serão os componentes da mesa de debates no evento de encerramento marcado para 04 de novembro. Após discussões que envolveram o quadro de técnicos que trabalham com o programa optou-se por um formato que propicie maior oportunidade de participação dos empreendedores presentes.

O moderador da mesa será Denis Rosenfield que assim como Héllio Tolini foi o palestrante de uma

das vídeo aulas da terceira etapa. A intenção é que essas três pessoas façam uma complementação aos temas abordados nas vídeo aulas. A partir do que for colocado em discussão, abre-se um espaço para a participação dos empreendedores. Os tópicos abordados por ordem de apresentação serão: participação, liderança e associativismo.

O coordenador do PER pelo SENAR-PR, Élcio Chagas reforça que a idéia é que os empreendedores tenham a oportunidade de questionar os conteudistas pessoalmente no momento em que já estão com os projetos construídos, "o que traz a discussão para um nível mais prático".

Projetos - Cada turma deve escolher um projeto como representante do grupo para ser apresentado em painéis no evento do dia 04 de novembro. O prazo para envio dos trabalhos encerra dia 14 de outubro. Maiores informações com os instrutores.

SINTONIA

Cruzeiro do Sul promoveu no dia 02 deste mês a III Feira Municipal de Saúde – Cidadania e Qualidade de Vida. O evento reuniu voluntários de diversas instituições em um mesmo local, oferecendo à população a oportunidade de ter acesso rápido e gratuito a uma série de serviços e informações, como por exemplo, exame de diagnóstico de diabetes e pressão arterial. Um dos stands, montado por empreendedores rurais, apresentou à população local o trabalho do SENAR-PR nas áreas de formação profissional rural e promoção social. A iniciativa faz parte do projeto da empreendedora Luciana Harada (Fase III). Segundo ela, depois que o SENAR-PR passou a ser mais conhecido pelos

produtores do município aumentou significativamente a procura pro cursos de qualificação técnica.


Boletim Informativo nº 884, semana de 10 de 16 de outubro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR