Workshop
de postura comercial |
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O Brasil é o terceiro produtor mundial de frangos, primeiro em exportação e sétimo produtor mundial de ovos. De acordo com Elsio Antônio Pereira de Figueiredo, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, a importância que o país vem assumindo no mercado mundial traz responsabilidades além de atrair muita fiscalização dos países concorrentes. "O Brasil está numa posição de vitrine, se houver algum problema é facilmente detectado e se torna uma barreira", explica. O workshop reuniu técnicos ligados à pesquisa, às associações de produtores e à transferência de tecnologia. A proposta é articular todos os elos e |
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discutir que pontos precisam ser melhor estudados nas áreas de segurança, doenças, meio ambiente e informação à opinião pública. "É necessário que a cadeia produtiva de ovos esteja afinada, desde o fornecedor de insumos, produtor até o setor de atacado e varejo". Figueiredo acredita que o ovo, apresar de ser um alimento nutritivo e de preço acessível, sofre muito preconceito devido à disseminação de informações equivocadas sobre riscos que envolvem o consumo do produto: "O ovo que o consumidor brasileiro encontra nos mercados é de primeira qualidade". Ele compara o consumo per capita do Brasil com Estados Unidos e Japão. Cada brasileiro consome em média 130 ovos por ano. Nos outros dois países o índice é de 340 ovos por habitante ao ano. "Temos que chegar a patamares mais próximos de países desenvolvidos", complementa. Biossegurança- Um dos temas mais debatidos durante o workshop foi biossegurança. Para Mauro Gregory Ferreira, diretor técnico da Associação Gaúcha de Avicultura – ASGAV, uma das prioridades do setor é se mobilizar para que haja uma legislação que proíba o trânsito de embalagens e caixas usadas, galinhas de descarte e esterco, entre as áreas avícolas do país. Segundo ele o trânsito de materiais contaminantes e possíveis poluentes pode servir de entrada para enfermidades que têm origem em outros países, como é o caso da gripe aviária. "Temos que tomar providências para o nosso plantel que é são permaneça são. Estamos trabalhando no sentido de conscientizar os produtores do uso das BPF – Boas Práticas de Fabricação". |
Boletim Informativo nº
884, semana de 10 de 16 de outubro de 2005 | VOLTAR |