| Espaço do |
Produtora aceita desafio e
implanta
projeto de ovinocultura de corte
A empreendedora rural Carla Carraro
já
conta com um rebanho de 88 cabeças
O projeto de implantação da atividade de ovinocultura de corte da empreendedora rural Carla Carraro, de Ponta Grossa, avança dentro do cronograma por ela estabelecido. Ela integrou a Fase um do programa no primeiro semestre de 2004 e atualmente participa da Fase três.
Carla desenvolveu o projeto sozinha e precisou ocupar uma área de 12 hectares na propriedade da família. O primeiro desafio foi vencer a resistência do pai: "No início ele colocava alguns empecilhos".O caminho então foi convencer o irmão. Juntos compraram 10 matrizes e levaram para a propriedade. "Meu pai continuava achando que não ia dar certo", lembra Carla. Hoje, segundo ela, é o pai, o produtor rural Carlito Carraro, quem passa a maior parte do tempo com os animais. "Acabou se apaixonando pela atividade", conta ela ressaltando que ele apóia a atividade e inclusive já cedeu espaço para realização de cursos de qualificação técnica na propriedade.
A implantação começou com animais das raças Textel, Ideal e Corredali tendo o melhoramento genético como foco. A empreendedora busca a melhora das carcaças, animais robustos e adaptados à região. "Na minha região venta muito. No início tive problemas com uma espécie de conjuntivite que atingia o rebanho. Agora já sei que tenho que tratar o animal de início e controlar todo mês com medicamento", exemplifica.
Atualmente, Carla conta com um rebanho de 88 cabeças, das quais 75 são matrizes, um carneiro e o restante, borregos que já são resultado do processo de melhoria genética que a produtora vem implementando na propriedade. "Daqui para frente, gradativamente a gente vai descartando as matrizes antigas e vamos tendo nosso próprio rebanho melhorado".
Na Fase três do programa, o projeto da empreendedora também está relacionado à ovinocultura. A idéia é montar uma associação de criadores na região que funcionaria tanto na comercialização dos animais quanto na promoção de eventos de qualificação técnica.
Boletim
Informativo nº 883, semana 3 a 9 de outubro de 2005 | VOLTAR |