FAEP solicita mais crédito 
para custeio e comercialização


Em ofício enviado em 21/09 aos ministros da Agricultura e da Fazenda, a deputados federais e senadores do Paraná, e às comissões de Agricultura da Câmara e do Senado, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, solicitou que o Governo disponibilize com urgência mais R$ 2 bilhões com juros equalizados para o custeio e comercialização da próxima safra.

Meneguette explica que as prorrogações concedidas por conta da seca e por problemas na comercialização em 2005 devem reduzir em 20% os recursos oficiais a 8,75% para a safra de verão. 

A crise na agropecuária agrava ainda mais a situação, uma vez que os produtores estão sem recursos próprios para custear o plantio. 

Diante da falta de recursos, o Banco do Brasil adotou regras para poder atender ao mesmo número de produtores rurais que no Plano Safra anterior, o que implica em menos recursos controlados a juros de 8,75% ao ano por produtor, levando à redução do nível tecnológico e da produção, prejudicando sensivelmente o resultado do PIB agropecuário. Diante deste quadro, argumenta o presidente da FAEP, torna-se urgente a alocação de mais R$ 2 bilhões para o custeio e comercialização da próxima safra, com juros equalizados.


Presidente da FAEP, Ágide Meneguette


Boletim Informativo nº 883, semana de 3 a 9 de outubro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR