Estudantes envolvem comunidade 
na discussão do tema Cidadania

O programa Agrinho está movimentando a rotina de estudantes e professores no segundo semestre. Os temas Cidadania, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Consumo ultrapassam os limites das salas de aula em projetos de experiência pedagógica que envolvem além do ambiente escolar, familiares e comunidade. O município de Congonhinhas, por exemplo, promoveu no dia 5 último, o DIA da Cidadania – Programa Agrinho. Experiências de diferentes escolas relacionadas ao tema foram reunidas no salão paroquial da cidade onde o público convidado teve também acesso a serviços de documentação, exames de diagnóstico de diabetes e pressão arterial,

Em Congonhinhas as escolas promoveram o 
Dia da Cidadania - Programa Agrinho

encaminhamento de pedidos de aposentadoria, corte de cabelo gratuito, além de informações sobre o referendo sobre a comercialização de armas, cooperativismo, meio ambiente, entre outros.

A professora Siraide Moreira Romãn, coordenadora do programa no município, comenta o sucesso da experiência, ressaltando o apoio que as escolas receberam, a participação da comunidade e o envolvimento dos alunos: "Eu achei maravilhoso, tivemos muito envolvimento, muita participação". Ela conta também que alunos da Escola Estadual Professor Aides Nunes da Silva, onde trabalha, vivenciaram o processo eleitoral de prefeito e vereadores mirim para efeito de experiência pedagógica: "Envolveu desde a formação de partidos, campanha eleitoral, comícios, votação", detalha.

Em Ribeirão Claro o programa está a todo vapor. Esta vez, além de estudantes do ensino fundamental, toda a comunidade está sendo envolvida. O tema deste ano também é Cidadania. Por isso, as escolas estão incentivando os alunos a praticar cidadania e envolver as famílias das comunidades dos bairros. Isto é o que está acontecendo, por exemplo, no balneário da Cachoeira, onde estudantes da Escola Rural Municipal Professora Ana Pinheiro estão debatendo o tema: "Bom Exemplo, Uma Força que Transforma". Os alunos são coordenados pela professora Maria Bernadete Bonatte Salvalaggio, da 2ª série A.


Segundo a professora, o objetivo é difundir conceitos e práticas de cidadania na escola, família e comunidade. "Cada aluno deve compreender que a prática da cidadania envolve a participação social e política, assim como o exercício dos direitos e deveres do cidadão, adotando diariamente atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças", enfatiza. Salvalaggio acrescenta ainda que, com a conscientização sobre a prática do exercício da cidadania nas crianças, ela vai compreender que o respeito dela pelos outros faz com que possa exigir o mesmo respeito para si, tornando-se um cidadão com espírito crítico, responsável e que constrói e transforma a sociedade. "Para isso, é importante o diálogo para que se possa tomar decisões coletivas e conscientizar toda a comunidade de que a prática da cidadania faz bem ao coração", completa.

Alunos da escola do balneário da Cachoeira são incentivados 
pela professora MariaBernadete a praticar cidadania


Boletim Informativo nº 881, semana de 19 a 25 de setembro de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR