FAEP conclui preparativos para o ITR 2005

Contribuintes devem ficar atentos para não confundir áreas de interesse ecológico com
áreas de servidão florestal e áreas de produtos vegetais com áreas em descanso.

 

Termina agora o programa de treinamento de funcionários dos sindicatos rurais patronais sobre o preenchimento da Declaração do Imposto Territorial Rural - DITR 2005. Três turmas de assistentes administrativos sindicais serão treinadas até a semana que vem, nos Centros de Treinamento Agropecuário (CTA) de Ibiporã, Assis Chateaubriand e no auditório da FAEP (Curitiba) para auxiliarem os produtores rurais do Paraná a declarar corretamente as informações do imposto rural.

O prazo de entrega da DITR 2005 aberto dia 8 de agosto vai até 30 de setembro em todo o País. As declarações preenchidas nos sindicatos serão transmitidas via internet para a Receita Federal.

Houve poucas modificações no ITR 2005. Luiz Antônio Finco, do Departamento Sindical da FAEP, ressalta duas alterações, que exige atenção do contribuinte rural: declarar as áreas de interesse ecológico em linha separada das de servidão florestal e as áreas de produtos vegetais separadas das áreas em descando.

São consideradas de servidão florestal, as áreas assim averbadas no Registro de Imóveis, após a anuência do órgão ambiental estadual.

Já as áreas de interesse ecológico são aquelas declaradas mediante ato do órgão competente, que pode ser Ibama ou IAP (no caso do PR). Finco lembra a importância de procurar ajuda e tirar as dúvidas na Sala do Produtor dos Sindicatos Rurais, dentro do prazo. Quanto mais cedo melhor, para evitar filas e tempo de espera, além das dificuldades de envio nos últimos dias do prazo, quando as linhas da Internet ficam congestionadas.
 


Boletim Informativo nº 876, semana de 8 a 14 de agosto de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR