Espaço do
Empreendedor Rural
www.empreendedorrural.com.br

Turma feminina se destaca na primeira fase do programa

A produtora rural de São Miguel do Iguaçu, Diva Perón conquistou o segundo lugar no concurso promovido a cada semestre pelo Programa Empreendedor Rural. Ele faz parte de uma turma de 24 mulheres, onde a única presença masculina era a do instrutor Mario Alexius. “Fico lisonjeado e contente com todo o esforço dessa turma que no primeiro dia se apresentou e aceitou o desafio e venceu. A prova é esta conquista do segundo lugar no concurso”.

Diva e o marido têm uma propriedade pequena em São Miguel. Ela conta que quando procurou o Programa Empreendedor Rural tinha como objeti-


A turma de Medianeira e a
premiada em segundo lugar no concurso, Diva Perón

vo pessoal aprender. Com o tempo, percebeu a oportunidade de desenvolver um projeto: “No começo eu não tinha muita expectativa, mas aí parece que nasceu um sonho”, confessa. Diva escolheu trabalhar com aviário de postura por diversas razões. Há outros aviários próximos de sua propriedade, é uma atividade leve que pode tocar com a ajuda dos filhos e é uma atividade que independe das intempéries do tempo.

A produtora enfatiza que o apoio do marido foi fundamental para o sucesso do projeto. “Ele me ajudou muito na primeira etapa do projeto, quando eu não estava muito inteirada do que acontecia na propriedade”, diz. Se no papel o projeto já rendeu bons resultados, Diva aguarda agora a oportunidade de colocá-lo em prática: “Eu previ a implantação para depois de 2.007, porque em 2.006 a gente tem de quitar algumas dívidas”.

Outro apoio que Diva não descartou foi o da turma; “ Teve muita união, muita força, em particular de uma colega que me ajudou na pesquisa de mercado”. “Todas as demais, não só a Diva, como vencedora, têm o seu mérito por participar do programa ativamente. Um grupo realmente muito unido, interessado, realmente querendo aprender, evoluir na conduta de suas propriedades rurais’, avalia Alexius e conclui: “Espero que elas realmente avancem e consigam resultados satisfatórios para as suas empresas rurais, que são na verdade a vida delas, de onde vem a qualidade de vida para a família e condição de estudos para o s filhos. Que elas consigam com este programa evoluir, abrindo seu campo de visão e melhorando seus negócios”.
 

Ü Ü Ü  Sintonia
 

Em Paranaguá, o grupo de empreendedores que passa agora pela fase três do programa está animado com o desenvolvimento de projetos. Boa parte dos participantes se dedica ao turismo rural e existe o interesse comum em se reativar a associação de produtores rurais local. Cada um está se responsabilizando pela reativação de um setor como o de festas e eventos, administrativo, melhorias nas instalações físicas. Há também projetos na área de artesanato, como a instalação de um quiosque para venda de produtos em Matinhos. Os trabalhos são orientados pelas instrutoras Fabíola Jazar e Ercília Antonio da Silva, do SENAR E SEBRAE-PR.



 



 

Este semestre o município de Cruzeiro do Sul vai ter turma da primeira fase do PER. O trabalho de mobilização envolveu a secretaria de agricultura local e os integrantes da fase três do programa. “ Estamos muitos felizes e realizados, pois por pouco não deu duas turmas. Achamos melhor trabalhar com uma pra ser uma turma legal e com bom desenvolvimento”, diz a veterana Luciana Harada. A foto é da sensibilização da turma, feita pela instrutora Cecília. A mobilização da turma também faz parte do projeto de Harada na fase três do programa. Ela diz que a formação desse grupo marca a intensificação de cursos de formação profissional do SENAR-PR na cidade.

Aconteceu  no  dia  18  último,  no  auditório  do  Sindicato  Rural  de  Maringá  a  sensibilização  das  duas  turmas  de  primeira  fase  do  Empreendedor  Rural.  O  instrutor  do  SENAR-PR,  Luiz  Carlos  Grossi  e  a  facilitadora  do  SEBRAE-PR,  Luciana  Udenal  ficarão  responsáveis  pelo  grupo.  Na  foto,  os  futuros  empreendedores  que  serão  formados  neste  segundo  semestre  de  2005.


A teleconferência realizada a segunda-feira, 25 de julho no auditório do SEBRAE-PR marcou o início do segundo semestre da fase um do Programa Empreendedor Rural. Desta vez, 85 turmas acompanharão o programa, num total de 2.125 participantes. Entre os municípios atendidos, 25 estréiam turmas da fase um completando 308 municípios atendidos em 5 semestres do programa no estado e cerca de 10 mil participantes na fase um. (foto da teleconferência do primeiro semestre/05)


Boletim Informativo nº 874, semana de 25 a 31 de julho de 2005
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR